sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Minas dos Carris, 1976

Apesar da fraca qualidade, esta fotografia não deixa de ser um importante documento histórico no que diz respeito à conservação dos edifícios das Minas dos Carris e à forma como eles se foram degradando (e degradados) ao longo dos anos.

Esta fotografia data de 1976 e mostra-nos em segundo plano a camarata que serviu de residência para os trabalhadores daquelas minas. Feita em tijolo e com telhado de duas águas coberto com lusalite, o edifício teria sofrido uma remodelação em 1971 / 1972, sendo equipado com casa de banho e chuveiro interior. Na imagem é também visível o edifício para casais que na altura já se apresentava sem telhado e à sua esquerda o edifício da oficina.

O último dos guardas das Minas dos Carris, o Serrinha, terá utilizado as traves de madeira para o seu aquecimento e confecção das suas refeições, pois após o final da actividades mineira em 1974 / 1975 o complexo deixou de ser regularmente abastecido. O Serrinha terá permanecido nos Carris por mais de 20 anos servindo como guarda também do complexo mineiro galego das Sombras onde passava algumas temporadas.


Fotografia © Manuel do Fundo

Sem comentários: