quarta-feira, 3 de outubro de 2012

Boneca e Fraga Negra

Os miradouros da Boneca e da Fraga Negra, são dois pontos de passagem do Trilho dos Miradouros que faz parte de um conjunto de trilhos designados "Trilhos Pedestres na senda de Miguel Torga" instituídos pela Câmara Municipal de Terras de Bouro.

O miradouro da Boneca encontra-se a uma altitude de 750 metros e permite-nos uma perspectiva completa do vale do Rio Gerês. O nosso olhar percorre o vale desde os limites da Portela de Leonte até a uma parte da albufeira da Caniçada em Rio Caldo com as suas pontes. O equipamento existente no miradouro foi melhorado há já alguns anos, mas a falta de manutenção e principalmente a falta de limpeza de matos tem levado a uma lenta degradação e abandono do local que merecia uma melhor atenção da entidade encarregue do seu cuidado. De qualquer das formas, é um local a não perder na visita à Serra do Gerês.

Por seu lado, o miradouro da Fraga Negra encontra-se já mais próximo das Caldas do Gerês sobre o Zanganho. Instituído em 1962 pelos Serviços Florestais, e principalmente por iniciativa do Dr. Manuel Braga da Cruz, o miradouro também nos permite uma abrangência do vale do Rio Gerês, porém a menor altitude. Apesar de bem cuidado na sua parte final, os acessos estarão já a necessitar de uma limpeza de matos.

Como já referi, os dois miradouros estão incluídos no Trilho dos Miradouros. Este trilho percorre uma grande parte da Serra do Gerês que foi afectada pelos recentes fogos florestais. Se já anteriormente o percurso deste trilho merecia um cuidado especial por parte do visitante, nota-se que não mereceu qualquer atenção ou manutenção após os incêndios notando-se em algumas zonas que a sinalética é pouco explícita, deslocalizada ou inexistente.












Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: