terça-feira, 2 de outubro de 2012

Currais do PNPG (X) - Curral dos Bezerros

Voltando à temática dos currais existentes no Parque Nacional da Peneda-Gerês, pareço ter «descoberto» o nome do curral que surge na fotografia que encima esta entrada. Quer dizer, não foi eu que o descobri mas sim o Almerindo Matos que me deu uma preciosa ajuda na sua possível identificação, pois sem ele ainda hoje estaria mergulhado na mais profunda ignorância sobre a sua designação.

Este curral «encontra-se» a Sul do carreiro que faz a ligação entre os Prados da Messe e as Minas do Borrageiro passando pela Corga da Arrocela e Corga das Mestras, percorrendo os sopés da Torrinheira e de Cidadelhe. De facto, e por se encontrar já abandonado há muito tempo, a sua presença passa despercebida a quem não for contar em encontrar um curral ali. O mesmo acontece com o seu forno perfeitamente dissimulado na paisagem e ligeiramente afastado da área de guarda dos animais. Deste curral parte um interessante carreiro para Porta Ruivas e na sua corga passa um dos cursos de água que mais tarde se juntará a outros (nomeadamente ao Ribeiro do Porto das Vacas) para dar lugar ao Rio da Touça.

Como referi, não sabia o nome deste curral mas aparentemente a sua designação é 'Curral dos Bezerros'. Para ajudar à sua localização as suas coordenadas são (em UTM) 575820.77E 4625472.06N ou 41º 46' 38,91''N 8º 5' 15,58''O.

Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: