domingo, 1 de maio de 2011

Visita à Barragem do Alto Lindoso

Inserida nas comemorações do 75º aniversário do valoroso Agrupamento XIX, S. Vicente, Braga do Corpo Nacional de Escutas, tive a oportunidade de visitar as instalações da Barragem do Alto Lindoso, em pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês. Esta foi a terceira visita que fiz a estas instalações, sendo a primeiro em finais dos anos 80 ou princípio dos anos 90 e a segunda à 15 anos atrás. Se da primeira vez tive o previlégio de assistir à construção de uma das mais impressionantes obras de engenharia portuguêsa, a segunda vez e a mais recente visita serviram para me relembrar da fantástica obra escondida a centenas de metros de profundidade.

Depois de percorrer um túnel de quase 2 km de extensão e de entrar numa sala onde caberia «um prédio de cinco andares» a mais de 300 metros de profundidade, saber que a certa altura, estando no interior da montanha, estava ao nível do mar é algo de nos faz pensar na capacidade do engenho nacional e na magnitude daquela obra.

Técnicamente a Barragem do Alto Lindoso é uma barragem do tipo arco-abóbada construída em betão. Atinge uma altura de 110 metros acima da fundação e o seu coroamento encontra-se a uma cota de 339 metros, sendo o comprimeito do coroamento de 229 metros. A sua bacia hidrogáfica é de 1.525 km2.

Algumas imagens...























Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: