terça-feira, 24 de maio de 2011

Fitas e fitinhas... no PNPG

Em côr diferente esta é uma adenda ao texto original. Quando o Parque Nacional da Peneda-Gerês se encontra numa situação de mudança com a qual pode vir a afectar milhares dos seus residentes e visitantes, impondo regras só comparáveis em estupidez com quem as escreveu, decorre numa Zona de Protecção Parcial de Tipo 1 uma prova que envolve centenas de pessoas. Isto por sí só constituiu um atentado muito maior do que a presença de algumas dezenas de pessoas na montanha nos próximos meses. Porém, a prova Ultra Trail da Geira 2011 foi autorizada pelo PNPG. Isto parece-me ser no mínimo uma atitude ofensiva à inteligência de quem pretende que o PNPG seja um espaço aberto a todos e que luta para que regras tão estupidas e sem sentido como é, por exemplo, o facto de ter de se pagar €152,00 por uma autorização. Enquanto que o PNPG, e o ICNB, se entretem a brincar aos planos de ordenamento e aos guardas da natureza que em breve irão entrar numa verdadeira caça ao visitante, autoriza situações como as que ocorreram no passado dia 21 de Maio. Incompreensível!

De tempos a tempos lá vem uma nova praga no Parque Nacional da Peneda-Gerês. Esta é uma praga muito perigosa e não escolhe espécie de árvore, afectando a flora em geral e não só tendo já surgido relatos de que esta praga pode também surgir em postes de iluminação, gradeamentos, colunas de sinalização da Geira e em outros objectos.

Não seria muito difícil dizimar esta praga, por certo não seria necessária nenhuma actividade de voluntariado deste blogue para se organizar essa luta, mas as autoridades competentes, que pelos vistos são também coniventes com a propagação da praga, nada fazem.

No último Sábado, dia 21 de Maio, a praga atacou em força ao longo da Geira Romana tendo também afectado a àrea protegida galega anexa ao parque nacional. Chegaram a haver relatos de surgirem inumeras fitas e fitinhas em curtas distâncias, e curiosamente foram avistadas dezenas e dezenas de pessoas com papelinhos nas mãos que seguiam alegremente as fitinhas...

Enquanto que alguns tentam lutar para que o Parque Nacional seja decentemente regulado para todos, parece que outros, com o próprio PNPG a ajudar à festa, se dedicam a consporcar a paisagem com fitinhas de espessura superior ao cérebro de muitos... Parece-me inacreditável que o PNPG aceite que se coloque este tipo de sinalética em áreas de protecção especial e permita a movimentação de dezenas e dezenas de pessoas nestas mesmas áreas.

As fotografias (do dia 21 e 23 de Maio) dizem tudo...









Fotografias © Rui C. Barbosa

4 comentários:

100abismos disse...

Contado ninguém acredita mas as imagens falam por si, isto só mesmo em Portugal.Depois de ver este artigo fui pesquisar na net para ver quem organizou esta prova e fiquei abismado pois seria de esperar que entidades tão nobres como : o Clube Orientação do Minho, a Confraria Trota Montes, o Município de Amares e o Município de Terras de Bouro fossem mais competentes , ou será assim tão difícil a fechar a caminhada ou até no dia seguinte terem alguém a recolher o lixo que fizeram ?

Alice Lobo disse...

Pessoalmente não fico surpreendida :), por vezes as pessoas nao entendem o que escrevo ou porque o faço e pensam que é arrogancia, mas não é.Conheço os residentes no geral e sei que nao se preocupam muito com deveres, mas sim com direitos :). É pena alguns Movimentos do Municipio de Terras de Bouro continuarem a reclamar só direitos, enquanto as pessoas não exercerem os seus deveres, nao merecemos todos os direitos. cumprs

Órion disse...

Olá Rui
Na altura enviei emails a denunciar a situação para os organizadores da prova, transcrevo a resposta que o clube de orientação do Minho me enviou:

"No próprio dia da corrida, ao fim da tarde, foram removidas todas as fitas desde a partida até ao Parque de Campismo de Cerdeira, pois foi este o compromisso que assumimos em relação à balizagem dentro do PNPG.
Até final da semana serão removidas todas as fitas por nós colocadas."

Esperemos que cumpram o prometido.
Abraços

Rui C. Barbosa disse...

Obrigado por passares essa resposta. vamos então ficar atentos.

Abraço!