terça-feira, 24 de maio de 2011

Trilhos seculares com o grupo de Kaisa Jokinen

Uma curta caminhada entre a Junceda e a Portela do Homem marcou mais um encontro com o grupo da trekking Kaisa Jokinen. Com um dia bastante quente mas por vezes com temperaturas agradáveis, tivemos a oportunidade de apreciar a paisagem em bruto da Serra do Gerês e da Serra Amarela.

Começando junto da Casa Florestal da Junceda acabamos por percorrer uma parte do Trilho da Silha dos Ursos para visitar a primeira silha. Dali seguiu-se em direcção à Tojeira e depois aos Prados onde uma vezeira encontrou o seu pasto.

Devido ao calor decidimos não passar na base do Pé de Cabril e descemos para a Portela de Leonte onde acabamos de almoçar junto ao monumento a Arthur Loureiro situado por detrás da Casa Florestal de Leonte. Após o almoço prosseguimos pelas estrada nacional até à Mata de Albergaria onde tomamos a Geira Romana junto dos viveiros das trutas e prosseguimos em direcção à Ponte Feia. Aqui, só visitamos metade da ponte pois a outra parte está integrada na Zona de Protecção Total do PNPG e como a gente cumpre, decidimos não transgredir deixando isso para os grupos enormes que seguem fitinhas pelo parque nacional.

Após a Ponte Feia passamos junto da Casa do Clube Académico do Porto e maravilhamo-nos com o excelente trabalho de manutenção feito à mesma por parte do PNPG... (atenção à ironia latente...). Uma curta paragem junto dos marcos miliários ali existente para lembrar as legiões de Roma, e de seguida continuamos para passar pela linda ponte de madeira existente no local onde estava a Ponte de S. Miguel. Esta ponte de madeira é um verdadeiro monumento ao mau gasto de dinheiros públicos e apesar de ter sido ali colocada em finais de 2008, ainda não está terminada.

Acabamos a caminhada na fronteira da Portela do Homem.

Algumas fotografias do dia...

Fotografias © Rui C. Barbosa

Sem comentários: