segunda-feira, 18 de abril de 2011

Actividades do blogue Carris

No passado dia 11 de Fevereiro, e ainda antes da publicação em Diário da República do novo Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), enviei um pedido de autorização para várias actividades que pretendo realizar dentro daquela área protegida.

Hoje, dia 18 de Abril, recebi a resposta ao PNPG a esse pedido de autorização. Enviei este pedido por uma razão muito simples: muitas vezes caminho com amigos e outras pessoas que se vão conhecendo por estas andanças e com a «autorização» do PNPG para a realização dessas caminhadas estava assim, e acima de tudo, a proteger quem caminha comigo. Os problemas que por ventura possam surgir comigo enquanto utilizador frequente do PNPG (mas sem direito a milhas...), resolvo-os eu; problemas que possam surgir com outras pessoas enquanto numa actividade organizada por mim, seriam mais difíceis de resolver, mesmo sabendo que cada um deve, acima de tudo, ser responsável por si próprio.

Assim sendo, o pedido que enviei a 11 de Fevereiro terá sido o último que terei enviado ao PNPG a pedir autorização seja para que tipo de actividade for, até porque o POPNPG assim mo permite. Certamente que farei muitas actividades no interior das Zonas de Protecção Total do PNPG e neste caso não pedirei autorização para tal porque acho que é uma violação dos meus direitos fundamentais como cidadão livre ser-me exigido um pagamento de €152,00 para simplesmente me analisarem um simples pedido de autorização que pode, por ventura, ter uma resposta negativa. Assim, declaro que IREI DESOBEDECER A UMA PORTARIA QUE ACHO QUE VIOLA OS MEUS DIREITOS DE CIDADÃO e que de facto consagra que um simples suborno ao estado na figura de uma taxa, poderá ser o suficiente para eliminar a minha possível influência numa área protegida. Com a actual interpretação e implementação de facto da Portaria n.º 138-A/2010, de 4 de Março, o Estado Português está a colocar em risco a vida dos seus cidadãos porque cria uma situação perante a qual os levará a não solicitar qualquer autorização para caminhar em ZPT que contêm zonas potencialmente perigosas. Por outro lado, ao criar excepções, a referida portaria leva a que qualquer tipo de entidade de utilidade pública mas sem qualquer tipo de preparação para actividades de montanha possa um dia ser autorizada a realizar uma actividade no interior de ZPT potencialmente perigosas colocando assim, e mais uma vez, em risco a vida dos cidadãos.

Até ao presente, continuo a não entender como é que as Federações, Associações e demais Grupos de montanha se mantêm apáticos, serenos e numa atitude de conluio perante tamanha injustiça e violação dos direitos daqueles que decidam de forma livre utilizar as nossas montanhas e áreas protegidas como local de escape. Perante toda a injustiça de um falso princípio de utilizador - pagador, tem-se feito em Portugal as maiores vigarices que são no fundo o reflexo de uma classe política e dirigente podre, ladra e corrupta.

O blogue Carris irá continuar a realizar actividades que em devidas alturas serão abertas a todos. Por outro lado, penso que facilmente se compreenderá que poderão existir actividades deste blogue que somente estarão abertas a um grupo restrito, pois nesta altura existem muitos bufos pela montanha...

Fotografia © Rui C. Barbosa

6 comentários:

Lírio disse...

Rui!

Concordo plenamente com tudo que foi dito! Já há muito que deixei de pensar nesta palhaçada!
Tanta coisa que vai mal neste País! O nosso Parque não merece os dirigentes que tem!
Era o que faltava, não poder calcar um pedaço de terra que é de todos nós! E afinal como dizes e bem, uns podem ir e outros não?! Pagar para passar pelas zonas protegidas?!!! Eles é que nos deviam de pagar pela forma como nos preocupamos com o bem estar do parque! quantas vezes Já tenho apanhado lixo dos outros nas minhas caminhadas?!...às tantas ainda me cobram por fazê-lo...
Com todas estas leis, vão arranjar maneira de afastar as pessoas do parque! Qual é a ideia?!!
Deviam sim de colocar vigilantes no PNPG, estão as casas florestais a cair aos bocados! A casa do académico está entregue ao "Zé ninguém"! Não falta gente que queira trabalhar para o bem deste local lindíssimo que não tem preço!
As assaltos que têm surgido cada vez com mais frequência nas zonas de estacionamento principais, repito PRINCIPAIS! Não Têm verbas para colocar seguranças nessas zonas?!!Não há verbas suficientes para uma vigilância/prevenção dos fogos?!!E depois acabam por gastar muito mais a combater os mesmos!!!!Para além do risco de vida das pessoas e a perda irrecuperável das espécies!!!
Humm...tudo isto faz-me uma certa confusão amigo!

Preto disse...

Bem-vindo ao clube Rui. :)
Estou a brincar. Admiro a tua perseverança em seguir as regras do jogo mesmo quando elas à partida estavam corrompidas. Também tinha a noção que mais cedo ou mais tarde ias acabar por ceder porque a paixão pela Serra é mais forte.
És o último bastião a ceder mas espero que isto não signifique o fim da luta.

Um abraço.

Lírio disse...

Já agora outro pormenor que me inquieta:
Passei pelas minas dos Carris no Sábado passado. Tu que conheces aquele local melhor que ninguém, não te parece que está cada vez mais perigoso? Por acaso não abateu um pedaço de solo lá mais abaixo...e se por acaso um dia destes, alguém cair num fosso ou um pedaço de chão ruir e esse alguém não escapar?
Já agora, lá na parte das antigas casas de banho, virou um depósito de lixo agora? E...quem o fez não paga as multas que era suposto existirem? Nada disso! Pagámos nós que vamos para lá caminhar.
As minas dos carris é só um pequeno grande exemplo de como está a ficar o nosso parque nacional.
O que os senhores bonitos querem, é proibir todos de irem para lá e deixarem tudo por conta da bicharada, aquela que só vai uma ou duas vezes por ano ao Gerês, que levam a mala térmica, o aparelho de música e o garrafão de vinho atrás, e que no fim fazem questão de deixar o território marcado...
Continua com este blogue que precisa cada vez de mais adeptos!
Força Rui!

Rui C. Barbosa disse...

Boas!

Não, não é o fim da luta é talvez um mudar de estratégia. Um mudar de estratégia para conseguir talvez por a nú a táctica do «inimigo» (isto de falar por outras palavras até é giro!!!).

A verdade é que muita coisa está mal e começa-se a ficar farto das formas como as coisas são geridas. Já chega de tentarem vencer pelo cansaço, pelo tempo que demora a tomar decisões

Abraço!!

José Carlos Callixto disse...

Num país governado por palhaços, às anedotas saídas das mentes vazias dos políticos só se pode responder desse modo! Rui, tem o meu inteiro apoio nessa atitude! As anedotas só não são anedotas porque infelizmente são reais, e porque o circo onde actuam os palhaços é o circo das nossas vidas, do nosso património cultural e natural.
Um dia destes encontramo-nos no Gerês! Força!

Savage disse...

Então espero que deste modo muitos não me interpretem mais mal
"As montanhas são de todos e não são de ninguém"

Ah tanto para apresentar e discutir-se ... dialogando

«eu vou chivar-vos»