sexta-feira, 2 de abril de 2010

O património perdido da Peneda-Gerês (XXIV)

Oferecendo uma das paisagens mais deslumbrantes sobre a Barragem da Caniçada, a Casa Florestal da Bela Vista faz juz ao seu nome. Ou pelo menos fazia enquanto quo pinhal que foi crescendo á sua volta não tapou a paisagem que a rodeia.

Vítima há muitos anos de um incêndio, a casa foi remodelada seguindo o seu traçado original. Fazendo parte da rede de casas concessionadas à ADERE Peneda-Gerês para alugar como parte do turismo rural, a Casa da Bela Vista sofreu o mesmo destino que as restantes casas sobre a alçada desta instituição. Uma falta de manutenção crónica ou deficiente levaram as casas a um estado de degradação que impossibilitam a sua utilização neste ãmbito e de momento encontra-se fora do circuíto de aluguer.

A Casa da Bela Vista está situada a 41º 42'23 N - 8º 10'34 O e a uma altitude de 347 metros.






Fotografias: © Rui C. Barbosa

5 comentários:

Pedro Pereira disse...

Penso ter sido um dos ultimos a ter o privilégio a ocupar essa casa para três dias de puro descanso e convivio com a natureza com um grupo de 8 amigos em agosto de 2007. Foram dias onde membros do grupo disfrutaram dos seus hobbies, a fotografia , o btt, a caminhada ou simplesmente para o puro descanso que se pode alcançar numa habitação deste tipo. Fiquei contente por ver que alguem publicou o patrimonio perdido, mas que para mim nunca será esquecido!!! Na minha opnião essas infra-estrutras todas que estaõ ao abandono deveriam ser reabertas novamente e servirem de retiro/abrigos para todos aqueles que gostam de disfrutar da montanha, (mas isto é a minha opnião), porque quem estará a cargo destes edificios parece-me que estão poucos interessados em preservar este património.

Parbens Rui pelo blog e gostei muito deste post em queme fez relembrar os bons momentos passados na Bela Vista

SudEx disse...

Eu já passei um belo fim-de-semana precisamente nesta casa, mas já prai há quase 10anos.... O sítio é excelente, aliás como em quase todas estas casas o é, para parar por uns dias e descomprimir das rotinas.

O problema é que nada vai para novo com o uso. E há sempre quem estrague a usar, ou use a estragar.. E se a ADERE não verificar o estado da casa após cada utilização, não tem depois forma de fazer apresentar a conta ao responsável, e o ciclo vicia ao ponto de "já está tão estragado que já não vale a pena o arranjo..."

Eu acho que estas casas valem muito, o potencial delas é muito elevado! Mas sem um plano de manutenção regular, não dá.... Eu preferia pagar um pouco mais mas ter as casas mais bem cuidadas. Já fiquei um punhado de vezes nestas casas, gosto sempre mas fica-se algo chateado quando por exemplo se vê uma janela meia-podre que se tivesse levado uma pintura melhor.....

Divulgue-se! Pode ser que alguém faça algo por estas casinhas..

DN

SudEx disse...

http://minhoto.fotopic.net/p8005668.html

O que é feito desta casa? Estive lá em 2004, saudades..... ;)

DN

Rui C. Barbosa disse...

Bom, tal como todas as casas atribuídas à ADERE Peneda-Gerês, a casa continua encerrada e à espera de obras de manutenção.

SudEx disse...

http://www.flickr.com/danielnogueira78/4822744792/

Mais uma que presumo esteja entregue à sua sorte nos dias d'hoje?... Pena, só dá é pena.....