segunda-feira, 26 de abril de 2010

Descrição da visita à Mina de Borrageiros a 14 de Maio de 1941



Esta é a transcrição integral do auto de visita à Mina de Borrageiros levada a cabo a 14 de maio de 1941 pelo Agente Técnico de Eng. de Minas da Circunscrição Mineira do Norte, Manuel Ribeiro Silva. As características do texto não foram alteradas.

"Exm.º Senhor Eng. Chefe da Circunscrição Mineira do Norte,

Tendo a firma Azeredo & Osório, concessionaria da mina de volfrâmio denominada "Borrageiros", sita da freguesia de Cabril, concelho de Montalegre, distrito de Vila Real, requerido para que a mesma mina fôsse também considerada de cassiterite, fui por V. Exª encarregado de proceder à verificação da existência dessa substancia mineral, para o que visitei a mina no dia 14 do corrente cumprindo-me informar o seguinte:

O jazigo que constitui esta mina, é formado por duas séries de filões que se cruzam sob um angulo de aproximadamente 35º. Cada série é constituida por 3 a 4 filões, sensivelmente paralelos e cuja pussança varia entre 2 a 7 centimetros. A direcção dos filõesduma das séries é N-S e a sua inclinação é sensivelmente vertical.

É sobre esta série de filões que existem alguns trabalhos de simples pesquisa, e onde eu procurei encontrar cassiterite.

Havendo feito ensaios em vários pontos ao longo dos trabalhos existentes, encontrei de facto vestigios de cassiterite, nomeadamente no ponto indicado pela seta na foto 1, donde extraí a amostra que junto.


Esta cassiterite, que se apresenta em pequenos cristais negros, encontra-se dessiminada no filão, concentrando-se nas salbandas do mêsmo.

Sou pois de opinião que a mina pode ser também considerada de cassiterite.

Pelo que diz respeito aos trabalhos existentes nesta mina, tenho a informar V. Exª do seguinte:

Esta mina que se encontrava abandonada desde 3/2/932, foi adjudicada pelo actual concessionário em 11/7/940.

Alem de uma pequena galeria travessa de 50 metros que se encontra inundada e que foi executada pelos primitivos concessionários, os trabalhos constam apenas de pesquisas, executadas ao longo dos filões.

Estas pequisas como se pode ver nas fotografias Nºs 2, 3 e mais propriamente na foto nº4, constam apenas de puro e simples descabeçamento da série de filões que afloram a meia encosta.




O terreno foi cortado segundo o plano dos filões, isto é normalmente à sua linha de maior declive, os entulhos foram lançados para baixo, formando uma espécie de plataforma, e os filões numa altura de um a dois metros, foram desmontados.

Alem deste corte, existe ainda um pequeno buraco, com profundidade inferior a 2 metros, e que se vê na foto Nº5.


Pelas fotos juntas se vê que os trabalhos mais se parecem os de exploração duma pedreira, que da exploração duma mina.

Emm todos estes trabalhos, supondo mesmo que os filões se apresentaram bastante mineralizados, o que duvido, dado aquilo que vi, não se deviam ter extraído mais que meia duzia de toneladasde volframite. Como a tonelagem das guiasem poder desta Circunscrição é igual a 56,048 t, ha uma diferença de 50 t que devem ter sido compradas e indevidamente circularam com guias de Borrageiros.

Informou-me o capataz que junto da piramide geodésica "Cidadelhe" existe um filão mineralizado pela volframite, muito bom, seguundo êle, e onde vários "pilhas" trabalham vendendo-lhe depois o minério.

Justificou essa compra com o pretexto de que esse filão está ainda dentro da concessão, o que é inexacto, pois da concessão Borrageiros até à piramide "Cidadelhe" mediram alguns quilómetros.

Como é do conhecimento de V. Exª, êste concessionário, de quando em vez, participa a este Serviço que lhe desapareceram as guias nºs tal e tal, pedindo a sua apreensão caso elas aqui sejam apresentadas, o que eu reputo menos verdadeiro, supondo que tal tem por fim encobrir mais alguma irregularidade praticada.

Em face do que acima fica expôsto, verifica-se que o concessionário está incurso nos números 2º, 3º e 6º do artº 57º do decreto Nº 18.713 do Agôsto de 1930, alem do facto de fazer transitar minérios de proveniencias desconhecidas, com as guias da concessão "Borrageiros".

Junto tenho a honra de incluir o auto de visita á mina, que não exarei no livro competente, por êle se não encontrar na mina, como manda a lei.

Circunscrição Mineira do Norte, em 20 de Maio de 1941."

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: