quinta-feira, 22 de abril de 2010

Momentos da vida nas Minas dos Carris

Imagens de instantâneos da vida nas Minas dos Carris durante os anos 40 e 50 do Século XX. A imagem em cima parece tirada junto da Água da Pala em direcção ao Modorno e mostra um grupo de trabalhadores em direcção ou a regressar das minas. Naqueles dias o trabalho era difícil e a procura de mão de obra para todos os serviços levava homens e mulheres a percorrer grandes distâncias pelas serranias em procura de trabalho.


Estas duas últimas imagens mostram o quotidiano nas Minas dos Carris; a imagem em cima certamente será de um casal que faria parte do pessoal superior da mina. Do edifício em questão, hoje só é possível observar a sua base em alvenaria e a garagem bem como a cozinha sempre confundida com uma pequena capela. De facto, não há registos de existirem edifícios ou estruturas religiosas nas Minas dos Carris.

A segunda imagem mostra um grupo de pessoas junto ao edifício original da Secretaria, Cantina e de Recepção do Minério. Este foi um dos primeiros edifícios a ser construído nas Minas dos Carris e ainda nos dias da Sociedade Mineira dos Castelos, Lda. em plena Segunda Guerra Mundial quando esta sociedade servia de fachada para a exploração do volfrâmio na Serra do Gerês pela Alemanha Nazi.

Fotografias: © José Rodrigues de Sousa  / Rui C. Barbosa

2 comentários:

jorge lopes disse...

Sigo com atenção este blogue, pelo facto de ter nascido numa aldeia planta na serra do Gerês.Na foto mostra um casal, o mostra a importância das minas na vida familiar das povoações. Nos arquivos paróquiais da frêguesia de Outeiro, existe o registo do nascimento de uma criança nas minas dos carris.

Rui C. Barbosa disse...

Caro Jorge,

Muito obrigado por essa informação, é deveras muito útil!

Cumprimentos,

Rui C. Barbosa