quarta-feira, 7 de abril de 2010

Actividades para grupos do blogue Carris

Seguindo o parecer emitido por parte do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) a 30 de Março de 2010, algumas das actividades para grupos que iriam ser organizadas pelo blogue Carris são canceladas por terem parecer desfavorável. Assim, o blogue Carris cumpre as regras do jogo a que tanto se apelou durante os protestos que levaram à revogação da Portaria 1245/2009.

No entanto, e ao ter conhecimento da realidade do que acontece dentro da área do PNPG, não posso ficar indiferente à atitude passiva que esta área protegida tem perante os inúmeros grupos formais e informais que levam a cabo as suas actividades no parque nacional ignorando por completo as mais elementares regras do convívio são e ordeiro com a entidade que tutela esta mesma área protegida. A falta de meios no terreno não pode servir de desculpa a que se penalize aqueles que cumprem as regras ao solicitar parece e autorização para as actividades que pretendem realizar, em detrimento dos outros que deliberadamente ignoram os processos que deveriam levar, ou não, à autorização das actividades dentro do PNPG.

Posto isto, das 12 actividades para grupos que foram submetidas á apreciação do PNPG, 3 são canceladas, nomeadamente a actividade prevista para o dia 30 de Maio de 2010 e que iria percorrer o Trilho da Cumeada (Encosta do Sol - Amoreira - regresso pelas Minas das Sombras), a actividade prevista para o dia 13 de Junho de 2010 e que iria percorrer os trilhos seculares entre a Portela do Homem - Louriça (Muro) - Vilarinho das Furnas, e a actividade prevista para o dia 17 de Outubro de 2010 e que iria percorrer os trilhos seculares entre Pitões das Júnias e os Cornos da Fonte Fria.

Fotografia: © Rui C. Barbosa

1 comentário:

DuK disse...

O Parque é bipolar!

Não deixa caminhar em certas zonas... mas não faz nada a quem o faz...

O quê que isto origina? Desrespeito!

Será a politica seguida, correcta?

Claro que não, é ridicula pois so penaliza quem tenta cumprir as regras, os restantes continuam-se a pavonear por toda e qualquer zona do parque saindo incolumes nos seus actos!! Depois lá aparecem as mariolas azuis e afins... Que acção tem o Parque? Nenhuma, claro!

Como dizem e bem os locais, ainda hoje e em viva voz para quem os quiser ouvir, "Que voltem os Serviços Florestais, que desde que estes senhores cá estão é só destruição e desolação por essas matas fora..."

Digo mais... Levantem o cú da secretária!!!!!!!!!