terça-feira, 17 de novembro de 2009

Viver e morrer nas Minas dos Carris (III)

Carris, 29 de Abril de 1955

O dia 29 de Abril de 1955 marca mais uma data trágica nas Minas dos Carris com a ocorrência de um novo acidente que acabaria com a morte de mais um operário mineiro, Joaquim Rodrigues de Lima, 31 anos de idade.

Quando alguns operários, entre os quais se encontravam Arlindo Domingos Salgado, António da Silva Maciel, Joaquim Gomes e Joaquim Rodrigues de Lima, iam proceder à remoção de escombro proveniente de uma pega de fogo de 16,5 kg de saedite, efectuada cerca das 3h30 desse dia no denominado recorte Sul do 5º piso, a cerca de 50 metros a Sul do poço mestre, sentiram-se intoxicados, tendo de ser retirados para a superfície onde lhes foram prestados os primeiros socorros necessários pelo enfermeiro da mina.

Somente Joaquim Rodrigues de Lima teve de ser transportado para o Hospital de S. Marcos, em Braga, onde viria a falecer na mahã do dia 8 de Maio.

As testemunhas e o agente técnico de engenharia Brito Murta que visitou o local após a ocorrência, declararam que não haviam notado diferença sensível entre o ambiente nesse dia e dos dias anteriores, embora as condições tivessem piorado desde que haviam começado a utilizar a saedite em substituição da amonite.

Numa primeira análise a causa da morte de Joaquim Rodrigues de Lima teria sido uma deficiente ventilação verificada nesse dia que não permitiu a diluição dos gases tóxicos até uma percentagem não perigosa.

Fotografia © Rui C. Barbosa

Sem comentários: