quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O blogue Carris e a Portaria 1245/2009

Depois de assistir às constantes afirmações relacionadas com a eventual revisão da Portaria 1245/2009 de 13 de Outubro e por considerar que esta deveria já ter sido revogada:

- por considerar que a minha segurança e a segurança dos que me acompanham na montanha deve ser sempre posta em primeiro lugar;

- por considerar que a minha liberdade como cidadão não deve ser limitada por pagamento de taxas;

- por considerar que não devo pagar o serviço de um funcionário do estado para me conceder uma autorização;

- por considerar que o Parque Nacional da Peneda-Gerês deve tomar conhecimento da presença de um grupo informal a caminhar dentro do seus limites;

Irei continuar a informar o Parque Nacional da Peneda-Gerês das caminhadas que eventualmente possa organizar, recusando-me sempre no entanto ao pagamento de uma taxa que eventualmente não tenha solicitado.

2 comentários:

MEDRONHO disse...

APOIADO!!!

Anónimo disse...

Bom dia, Rui
Eu também estive na reunião no Gerês.
Mais importante que discutir taxas é exigir aos reponsáveis do PNPG que façam aquilo que lhes compete e para o qual o PN foi criado - Preservar e proteger o PN.Mas esta preservação não pode ser feita a qualquer preço. Foram as populações que nele habitam que o preservaram tal e qual como está. Também cometem erros, é um facto. Mas da parte das sucessivas direções do Parque só sentem entraves sem sentido, limitações, inactividade. As populações do Gerês, onde eu me incluo, têm e devem reconhecer o Parque como uma mais valia, património
de todos. A todos competem contribuir para o proteger. O problema é que fica a sensação que os técnicos do Parque, que vivem em Braga, fazem trabalho de laboratório e não entendem o Parque como uma realidade dinâmica e viva em que as populações são parte integrante. Haja bom senso!
Quanto ao Rui, os meus parabéns. Porque sendo ele de Braga e eu do Gerês, ele conhece melhor o Parque Nacional do que eu.E a preservação deste espaço passa pela informação, pelo conhecimento e pela paixão(racional) que dele se tem. Parabéns.