quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Viver e morrer nas Minas dos Carris (I)

Carris, 4 de Agosto de 1952

Sempre tive uma certa curiosidade, talvez um pouco mórbida é certo, de saber se teria ocorrido algum acidente mortal durante a exploração mineira em Carris. A ocorrer seria algo natural pois a actividade era de alto risco e o perigo deveria rondar o trabalho dos mineiros por muitas condições de segurança que pudessem existir.

Pelas 23h00 do dia 4 de Agosto de 1952 um balde carregado de escombro estava a ser içado para o exterior através do poço principal. A certa altura o balde caiu acabando por apanhar o operário António da Silva na cabeça e nas costas. Este operário acabaria por morrer horas mais tarde a caminho do Hospital de S. Marcos, em Braga.

O balde fora presumivelmente dependurado pelo próprio operário em más condições, pois tal foi a primeira vez que um acidente deste tipo terá ocorrido. O texto que acompanhou o auto de inquérito á morte de António da Silva explica ainda que só assim se compreende o facto de o próprio operário ter permanecido no mesmo lugar a observar se o balde se segurava sem tomar qualquer precaução de segurança como sempre faria ao se retirar para a galeria após o início da subida.

Fotografia © Rui C. Barbosa

Sem comentários: