terça-feira, 17 de novembro de 2009

Sessão pública de esclarecimento da Proposta de Plano de Ordenamento do PNPG nas Caldas do Gerês

No dia 18 de Novembro terá lugar no Centro de Animação Termal do Gerês pelas 18h00, a 3.ª Sessão Pública de esclarecimento sobre a Proposta de Plano de Ordenamento do Parque Nacional da Peneda-Gerês (POPNPG).

Esta sessão está inserida na fase de discussão pública do POPNPG, sendo uma oportunidade para que todos nós possamos colocar as nossas dúvidas e questões aos técnicos do Instituto da Conservação da Natureza e Biodiversidade.

Apesar de não ser o assunto nuclear da sessão pública, esta é uma excelente oportunidade de mostrarmos a nossa revolta e descontentamento com a Portaria 1245 de 13 de Outubro que impõe taxas absurdas sobre as mais variadas actividades que podem ter lugar dentro das áreas protegias, não só do PNPG.

Após esta sessão de esclarecimento será feita uma reunião entre os interessados em participar nas diversas formas de contestação a esta portaria, em primeiro lugar, e às possíveis restrições que o novo POPNPG poderá vir a introduzir, pois muitas das notícias que surgiram há umas semanas atrás têm por base informações falsas e inverdades.

Este é um momento muito crítico para o futuro não só do PNPG mas também de todas as áreas protegidas nacionais que querem definitivamente transformar em coutos privados para gáudio das elites e restringir a nossa liberdade.

Temos de nos unir em torno desta luta e contestar as decisões e imposições acéfalas do ICNB!

Fotografia © Rui C. Barbosa

4 comentários:

Jorge Nogueira disse...

Olá Rui,

Eu vou lá estar.
Mas já comecei a enviar mails para os amigos estrangeiros e também podemos contar com o apoio deles, podes ver aqui: http://ecdc-fge.blogspot.com/2009/11/portaria-12452009-portugal.html
Se esta portaria correr mundo, talvez quem a "pariu" ganhe vergonha perante o resto da comunidade estrangeira que se unirá para nos apoiar e ajudar, no que for necessário para combater esta aberração.
Abraço

Famorim disse...

Olá Rui,
Desculpa dede já o longo comentário!
Tenho estado atento a toda esta discussão sore a portaria e as taxas aplicadas. Como é óbvio não concordo com a aplicação desta portaria, nem com a sua taxa. No entanto, acho que se está a esquecer uma questão importante, todos (penso eu) reconhecemos a necessidade de regular determinadas actividades, fiscalizar a área do PNPG, ou até mesmo criar condições de utilização em determinadas áreas (como, por exemplo, os Carris), por outro lado todos sabemos (penso eu) que o PNPG, e em particular o ICNB, não têm meios para cumprir estes objectivos. Obviamente isto não legitima esta portaria e, muito menos, a aplicação de taxas cegas, o ICNB é uma instituição pública e por isso devem ser utilizados dinheiros públicos, o problema é que os dinheiros públicos não chegam ao ICNB. Em conclusão, parece-me que o problema está a montante e todos nos estamos a voltar contra o PNPG e o ICNB quando esta instituição está de mãos e pés atados por culpa de uma política e um governo que não sabe premiar o património natural.
Só para concluir, quando visitamos um monumento (patriónio público que é de todos) também pagamos uma taxa o visitar, ou pelo menos para visitar determinadas áreas desse monumento. Estas taxas permitem a sua manutenção e conservação, será errado pagar-se uma taxa também no caso do património natural desde que issocontribua para a sua manutenção e conservação?
Abraço
Francisco Amorim

Rui C. Barbosa disse...

Caro Francisco,

Concordo plenamento contigo que é necessário se regulamentar o acesso ao PNPG e ás áreas protegidas em geral, isso nunca esteve em causa e a leitura das entradas anteriores revelam isso mesmo.

O facto de o ICNB, e por consequência as áreas protegidas, não terem dinheiro ou meios para levarem a cabo a sua função agora isso não pode ser uma razão para se criarem situações como as actuais. Convém fazer uma leitura atenta e séria dos objectivos deste novo POPNPG que ao contrário do que se divulgou há uns tempos atrás, limita em muito o acesso a certas zonas do parque nacional. No entanto esse acesso já é possível se estivermos no serviço das empresas parceiras do PNPG... é algo que não soa muito bem.

Não nos cabe a nós dizer ao ICNB como deve resolver o problema das políticas nacionais nestas matérias, penso que haverão nos seus quadros pessoas suficientemene inteligentes para fazerem isso, ou pelo menos são pagas para tal.

É certo que muitas vezes pagamos para visitar monumentos da mesma forma que no Verão pagamos para passar pela Mata de Albergaria, mas digam-me algo que neste último ano tenha sido feito para melhorar o acesso á mata? Convém referir que a estrada florestal entre a Bouça da Mó e a Albergaria foi reparada no ano passado pelas populações e não pelo PNPG. Para que servem os fundos obtidos pelas portagens?

Num país onde se gastam rios de dinheiro com obras e iniciativas que são veraddeiros buracos sem fundo para se perder dinheiro, se compararmos os gastos que se teriam para financiar as nossas áres protegidas talvez a percentagem não fosse tão grande.

Anónimo disse...

concordo plenamente com o Rui!!
chegando á altura de verão é cobrada uma taxa de acesso á mata da albergaria, e não é so num sitio, é em varios, eu so numa semana que la passei paguei essa taxa cerca de 3 a 4 vezes, se juntarmos as taxas de todos os que passam ali e que pagam, na altura do verão, ja dá uma soma consideravel!!

mas quem conhece o parque e passa la durante alguns anos, o que nota de diferrente?muita coisa, o acesso até a portela do homem está cada vez pior!!

nada é feito para melhorar no minimo a estrada, os buracos são cada vez mais, ja para não falar numa coisa que me deixa com os cabelos da nuca levantados, há algumas zonas que tem pedras em risco eminente de cair na estrada!desgraçado do que for a passar com o seu carro nesse preciso momento!será que nem para isso há dinheiro???é a segurança de quem circula no parque, posso estar a parecer um pouco exigente, mas é a minha opinião!
o lado espanhol não cobra nenhuma taxa e no entanto as estradas foram ou parece que foram alcatroadas a pouco tempo, até as linhas parecem novas!!

Agora façamos um exercicio!! para onde vai todo o dinheiro que se cobra no accesso a mata da albergaria? para os ordenados?é que esses deveriam ser pagos pelos impostos que nos ja pagamos!! para obras e melhoramentos do parque?parece que tambem não porque pelo que vemos, está tudo na mesma, melhor dizendo, está pior, bem pior!