segunda-feira, 22 de julho de 2024

Atitudes que evitam resgates no pedestrianismo


Os quatro principais problemas que se registam no pedestrianismo e a sua possível «prevenção» são:

- extravios e desorientação: resgates a pessoas ilesas que não podem continuar apesar de não terem qualquer lesão que o impeça. Para evitar esta situação é necessário levar e saber ler e interpretar um mapa. Também se deve aprender a utilizar o GPS do telemóvel (se for o caso, ou o dispositivo de localização GPS) e levar o traçado do percurso e a cartografia gravada para assim o poder seguir caso se perca a cobertura de dados.

- situações de risco: pessoas que, normalmente, perderam o caminho, continuaram a subir e num dado momento não são capazes de baixar por onde subiram. Para evitar esta situação, deve-se manter atento quando segue o caminho e, se não o vemos, voltar para trás. Normalmente as actividades de pedestrianismo têm um caminho «bem definido». Se começamos a caminhar ou subir por uma zona muito vertical, deve-se com frequência olhar para baixo e analisar de saberemos ou conseguiremos baixar pelo mesmo caminho: subir é sempre mais fácil do que baixar.

- esgotamentos / desidratação: pessoas que se esgotam antes de ter finalizado a sua actividade. Para evitar esta situação, é importante definir de forma clara os horários parciais (para assim analisar de forma correcta se vamos dentro do horário previsto ou se vamos com algum atraso), manter uma boa hidratação (mínimo de 1,5 litros por pessoas na mochila) e madrugar para evitar as horas de mais calor.

- entorses: estas poderão ser lesões complicadas no pedestrianismo, mas muitas vezes poderiam ser evitadas utilizando um calçado adequado (um calçado com sola específica para a montanha) e / ou não chegando a uma situação de cansaço extremo que nos faz caminhar de maneira mais torpe, devendo-se assim escolher a actividade adequada para a nossa forma física.

Acima de tudo, devemos ter em atenção que:

- O risco zero em montanha não existe: toda a actividade de caminhada requer um mínimo de planificação, equipamento e tomada de decisões.

- O pedestrianismo é a actividade de "iniciação" aos desportos de montanha: até certo ponto é normal cometer erros, com os quais também se aprende.

- O pedestrianismo é a actividade com mais praticantes, logo haverá uma maior probabilidade de que ocorra "algo".

Texto adaptado de Montaña Segura

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: