Há uns meses, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e o Parque Nacional da Peneda-Gerês, procederam a uma acção de combate às infestantes na encosta sobranceira ao Parque de Campismo do Vidoeiro.
Nas semanas seguintes, quem teve a oportunidade de percorrer o Trilho dos Miradouros, reparou que dezenas ou centenas de mimosas e austrálias estavam secas ou a sofrer os efeitos do herbicida e das acções levadas a cabo.
Meses depois, parece que as invasoras voltaram em força, como se pode ver pelas fotografias. Penso que este tipo de acções de combate às invasoras só terão sucesso se forem permanentes no terreno, principalmente onde a sua implantação é forte. Ali, vemos novas árvores a nascer a partir das raízes e de outras árvores que foram intervencionadas há meses.
O combate às invasoras, nomeadamente às acácias, é um dos principais problemas que o Parque Nacional da Peneda-Gerês enfrenta, mas neste país, só há dinheiro para organizar campeonatos do mundo de futebol e salvar a banca corrupta.
Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário