domingo, 29 de maio de 2022

Veio o calor e com ele a falta de civismo

 


Com a chegada de dias quentes foi muita a afluência de visitantes ao Parque Nacional da Peneda-Gerês em busca das lagoas e cascatas.

Nos dias 28 e 29 de Maio foi notório o aumento de visitantes e as usuais atitudes de falta de civismo lá voltaram com o desrespeito pela sinalização quer seja automóvel, quer seja do próprio ICNF. Esta é uma constante todos os anos e parece que muitos só aprendem quando "...lhes vão ao bolso."

Carros estacionados na berma da estrada entre a Portela de Leonte e a Portela do Homem apesar da abundante sinalética, carros estacionados na Mata de Albergaria apesar da abundante sinalética, acesso às estradas florestais que são condicionadas pelo Plano de Ordenamento e assinaladas como tal, desrespeito pela sinalética que indica a necessidade de autorização de acesso a vários caminhos. Enfim, de tudo um pouco se vê por estes dias.

Infelizmente, este é também o resultado da falta de investimento na protecção do ambiente e nas várias áreas protegida do país. O reduzido corpo de Vigilantes Florestais não tem a capacidade de ser omnipresente e de estar em todo o lado, a toda a hora nos cerca de 70.000 ha de área do Parque Nacional da Peneda-Gerês e enquanto esta falta de civismo for uma constante, não terminarão estes atropelos ao nosso único Parque Nacional.


Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: