Este é um percurso linear não sinalizado na Serra do Gerês que liga o Miradouro da Junceda à Portela do Homem.
Com a previsão de um calor intenso a bater à porta, o dia soalheiro acabaria por ser clemente com uma brisa fresca a ir atenuando as temperaturas que foram subindo ao longo do dia. Saindo do Miradouro da Junceda com vista sobre o Vale do Rio Gerês, seguimos em direcção à Casa Florestal de Junceda e depois através do Vale do Meio e Manga da Tojeira, chegando à parte superior do Vale do Rio. Aqui, a vista leva-nos já à encosta Sul da Serra Amarela que fica no horizonte já depois de Gamil, tendo pelo meio o imenso Vale do Rio Homem.
Após um pequeno vislumbre do Campo do Gerês, prosseguimos pela Fenteira do Prado e pouco depois passávamos na sempre bela paisagem do Prado, seguindo depois o carreiro que nos levaria a entrar nas chãs sobranceiras ao Vale do Rio Gerês. Novamente, a visão da albufeira da Barragem da Caniçada, das Caldas do Gerês (Termas do Gerês) e de Vilar da Veiga, descendo as encostas do vale. Para Norte, a Mata de Albergaria descendo desde a Portela de Leonte, a Serra do Gerês no seu abraço com a Serra Amarela e as montanhas galegas que se estendem até ao horizonte.
Passando Onde Cria a Pássara, a contemplação da parede Nascente do espigão Sul do Pé de Cabril e as vertentes serranas do Gerês com os seus píncaros no Cantarelo, Pé de Medela, Carris de Maceira, Borrageiro e Pé de Salgueiro. Aqui, será a parte mais elevada do percurso, sendo relativamente fácil a progressão no mesmo.
Descendo agora para a Portela do Confurco, vamos seguir para o Cancelo e sepois Manga de Mourinho, descendo para o Curral de Mourinho e seguindo depois pelas chãs de Bemposta até chegar à Chã de Bargiela (Varziela) - Curral de Bargiela (Varziela) - e iniciando a descida através dos matos e bosques da Mata de Albergaria pela Costa de Bargiela (Varziela). O carreiro vai-nos levar até junto dos Viveiros das Trutas (Viveiros da Albergaria) e, entrando da Geira, seguimos para a Ponte Feira depois de atravessar as pontes sobre o Rio Maceira e o Rio do Forno.
A Ponte Feia, sobre o Rio Homem, junto do Poço da Ponte Feia ('Poço do Clube Académico') foi o local ideal para o almoço e um já mais do que merecido descanso, seguindo-se depois pela Geira passando as ruínas do velho abrigo de montanha do Académico Futebol Clube e os marcos miliários da Milha XXXIII até chegar à (nova) Ponte de S. Miguel e prosseguindo, sempre pelos restos da Geira, para o Curral de S. Miguel e, no final do Vale de S. Miguel, a Portela do Homem.
Ficam algumas fotografias do dia...
Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)
Sem comentários:
Enviar um comentário