domingo, 29 de maio de 2022

Trilhos PNPG - Trilho dos Poços Verdes do Sobroso

 


O Trilho dos Poços Verdes do Sobroso (PR9 MTR) é um percurso de pequena rota circular que nos leva desde a pequena aldeia de Xertelo até à sequência de poços que existem no Rio Cabril e que são conhecidos como Poços de Sobroso.

Na realidade, a sequência de lagoas encontra-se já depois da junção dos cursos de água provenientes da Corga de Pena Calva e da Corga de Sobroso, logo após o Curral de Sobroso. Conhecidas como 'Sete Lagoas', a sequência de poços existentes no Rio Cabril deveria ter sido baptizada com outra designação condizente com a tradição do local.

O traçado do Trilho dos Poços Verdes do Sobroso é de dificuldade moderada, mas com zonas perigosas em alguns pontos. De facto, este percurso não é minimamente aconselhado no Inverno ou logo após dias de chuva devido à necessidade de se atravessar a mini-hídrica (que pode ser compensada com a passagem na ponte da Laje dos Infernos), devido à necessidade de se atravessar o Rio Cabril em Porto Novo e à passagem por zonas expostas as quais deveriam estar equipadas com cabos de segurança devido ao constante perigo de resvalamento. Os avisos sobre estes pontos deveriam ser bem mais explícitos no início do percurso.



Sendo um percurso circular, este pode ser feito em qualquer sentido. No entanto, e nos dias que se preveem mais quentes, sou da opinião que se deverá descer pelo Carvalhal da Mina, evitando esta verdadeira trepada exposta ao Sol no final da jornada.

Assim, iniciando em Xertelo, seguimos as marcações típicas dos traçados de Pequena Rota (vermelho e amarelo) seguindo na direcção do Fojo do Lobo de Xertelo e do Miradouro no Fojo do Lobo. Após apreciar a magnífica paisagem que prende o nosso olhar nos alcantilados da Surreira do Meio-dia, o caminho leva-nos pelo Carvalhal da Mina seguindo para a encosta do Cubo de Baixo, continuando a descer para o Porto Novo onde podemos apreciar o Poio das Cabras e atravessar o Rio Cabril. Segundo o painel informativo ali existente, o Poio das Cabras "...é talvez a mais notável marca de sobrevivência nesta serrania do Parque Nacional da Peneda-Gerês. Local especificamente escolhido pelo pastor para alocar as cabras bravias, autóctones, para que não ficassem expostas ao lobo."

É então no Porto Novo que se faz o atravessamento do Rio Cabril, algo que deve ser feito em segurança mesmo nos dias de pouco caudal. Se até aqui o caminho foi quase sempre a descer em direcção ao rio e sem muitas passagens técnicas ou de pequena dificuldade, o percurso vai-se transformar, tornando-se num carreiro de montanha que requer a nossa concentração. O vislumbre da paisagem deve ser feito com cuidado e parados na progressão, e valem mesmo a pena estas paragens, pois todo o vale e o rio que corre lá em baixo assim o merecem. Como já referi anteriormente, aqui encontramos uma ou outra passagem exposta que deve ser feita com cuidado!

Seguindo encosta acima, o Trilho dos Poços Verdes do Sobroso leva-nos a atravessar a Corga de Virtelo, seguindo-se a Corga das Quebradas e o Peito do Galo, descendo então para a represa que neste dia se encontrava sem armazenar a água, permitindo a passagem livre das águas.

Não posso deixar de sublinhar que, apesar das indicações de proibição de acesso automóvel à estrada que leva aquele lugar, eram várias as viaturas estacionadas e outras que foram chegando ao local.

Depois de se passar a represa, o traçado do percurso segue pela estrada florestal passando sobre o Rio do Laboreiro, flectindo à direita à vista da Bela do Laboreiro, seguindo então pela levada de água que nos vai oferecer belas paisagens sobre o Vale do Rio Cabril, do Vale de Cabril e da Surreira do Meio-dia. Já no final do percurso e na chegada a Xertelo, uma curta paragem para apreciar o típico moinho de cubo vertical, terminando-se a caminhada com uma paragem no agradável Bar das 7 Lagoas.

Ficam algumas fotografias do dia...  
























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: