sexta-feira, 20 de maio de 2022

Serra do Gerês - A pequena rota dos prados

 


A Pequena Rota dos Prados é um percurso que se desenrola na Serra do Gerês e que nos leva a visitar três prados com início a partir de Junceda.

Saindo do estacionamento de Junceda seguimos em direcção à Casa Florestal de Junceda (podendo antes fazer uma visita ao Miradouro de Junceda). Na Casa Florestal de Junceda tomamos durante algumas dezenas de metros o traçado do Trilho da Silha dos Ursos, mas quando este desce para um pequeno regato, seguimos à esquerda em direcção à Manga da Tojeira. Depois de passar dois portelos entramos numa pequena chã (Manga da Tojeira) e mais adiante voltamos a encontrar durante mais algumas dezenas de metros, o traçado do Trilho da Silha dos Ursos.

Continuamos à vista da Tojeira até chegarmos a uma portela que abre para um maravilho vale (Boca do Rio) tendo como pano de fundo a paisagem do Curral de Gamil. Nesta portela encontramos uma placa que nos indica a direcção do Pé de Cabril e seguimos nesse direcção acompanhando as mariolas que nos levarão à Fenteira do Prado (nesta ocasião aproveitei para visitar a bela paisagem sobre o Vale do Rio Gerês a partir do Maninho, vendo a Casa Florestal da Preguiça e parte da Costa de Istriz (Estriz)).

De regresso à Fenteira do Prado, segui então na direcção do Prado com o seu abrigo pastoril. Ao regressar, reparei a disposição peculiar de algumas rochas que me parecem formar um antigo abrigo. Ora, tendo em conta que a forma do actual abrigo não é típica dos abrigos pastoris da Serra do Gerês e daquela zona (veja-se o exemplo dos abrigos existentes em Gamil e Bustelo), sou tentado a deduzir que aquele seria o velho abrigo pastoril, entretanto alagado, e cujas rochas terão dito utilizadas em parte para construir o novo abrigo.

Deixando o Prado para trás, rumei ao Covelo percorrendo o Covelo de Cima até encontrar o carreiro que me levaria ao Curral de Gamil, daqui descendo à Boca do Rio e depois seguir para a Chã de Junceda, terminando este pequeno percurso mais adiante.




















Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: