quinta-feira, 10 de março de 2022

Serra Amarela - De Lindoso à Louriça

 


A manhã surgiu fria como tantas outras num Inverno estranho e pouco chuvoso. Sabia-se que a chuva chegaria mais cedo ou mais tarde, talvez dali a um ou dois dias, e assim seria a oportunidade para traçar o caminho que há cerca de 30 anos havia percorrido com dois amigos, um deles presente nesta caminhada.

Naquela altura era quase tudo improvisado, mesmo que a mochila fosse mais ou menos nova. Era tempo de Entrudo e aproveitamos o fim-de-semana para uma aventura de uma vida que nos levou também desde Lindoso até ao ponto mais elevado da Serra Amarela num dia de tempestade que mereceu um aviso de um popular, "Ai, se vem a neve!" A neve nunca chegou, mas a chuva massacrou-nos durante dois dias até chegarmos ao Campo do Gerês após uma noite miseravelmente terrível dormida numa entrada de um dos edifícios existentes no cimo da montanha.

Desta vez a meteorologia foi mais benevolente e o céu apresentou poucas nuvens ao longo de todo o dia.



A parte inicial do percurso seguiu o traçado da GR50 Grande Rota da Peneda-Gerês. Saindo da aldeia, o percurso leva-nos pela Chã do Fojo, virando aqui à direita para seguir pela Lameira. Passando a estrada florestal, chegamos um pouco mais adiante à Casa Florestal de Porto Chão e à zona onde há muitos anos existiu uma efémera Pousada de Juventude. Seguindo a estrada florestal, chegamos ao Abrigo do Bogalhedo, sendo aqui que abandonamos a GR50 para prosseguir em direcção à Louriça. A estrada vai percorrer as encostas da Serra Amarela, volteando Lamelas e levando-nos a passar a Portela antes de chegar ao Abrigo de Rebordo Feio, onde paramos para o repasto já merecido.

Tranquilizado apetite, prosseguiu-se pela estrada florestal passando a Eirinha das Antas, ladeando o alto de Meiroa e chegando ao Colado da Porta (Casa da Forla ou Casa do Colado da Porta). Daqui, fez-se a subida final passando a Ribeira das Armadas e chegando ao Alto da Casa da Feira e à Louriça.

O regresso fazer-se-ia no sentido inverso pelo mesmo trajecto, chegando a Lindoso com o crescente lunar a coroar este magnífico dia! 

Ficam algumas fotografias do dia...























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

2 comentários:

Francisco Ascensão disse...

Boas rui,
Foram qts km mais ou menos?

Rui C. Barbosa disse...

Francisco,

Foram 23 km com um desnível positivo de 936 metros.