segunda-feira, 7 de março de 2022

'Influencers' e 'idioters' no PN

 


"Influencers" ou "Influenciadores" são a nova estirpe social que inequivocamente foram ganhando terreno dentro de todos os panoramas nacional e internacional nas redes sociais. O Parque Nacional não é exceção. E como tal temos uma enorme quantidade de idiotas a tomarem já o proveito deste espaço como se estivessem a descobrir ou abrir a caixa de pandora do novo mundo, com um chá em Leonte, uma fogueira na Teixeira, e uma quantidade de idiotices que acaba por aliciar os chamados visitantes de sofá, criando uma noção completamente errada do que é o nosso Parque Nacional. No meio disto tudo há um organismo estatal que permite este deboche social onde deambula o egocentrismo, entre outras coisas feias que não pretendemos enunciar.

No entanto, a todos estes novos Hiking´s, Trekking´s, Awesome Lover´s, Insta Follower´s Catcher´s, há uma palavra de ordem que tem sido fiel a todos, 'NINGUÉM'. Ninguém se importa tão pouco com as chacinas de lobos, ninguém tão pouco se atreve a perder seguidores mostrando e denunciando incêndios, a ver cabras decepadas e atalhar uma "story", ninguém se incomoda com o Parque Nacional a não ser que lhes mexa com (e repetimos) o seu chá na Portela do Homem ou em Leonte, com o seu lume numa cabana para a qual, por desconhecimento total, nem sequer pediram aos baldios locais para fazer uso fruto, seguidos da musiquinha da praxe que o Instagram e o Facebook vão oferecendo... 

Terminamos como começamos, com o novo esquema bárbaro do Parque Nacional: Influencer´s > Empresários Do Parque > Guias de Montanha > Dinheiro > Patrocinadores de Institutos.

Assim, infelizmente, ninguém! 

Texto e fotografia: O Gerês

3 comentários:

Salustiano Lopes disse...

Aprovação total!
No fundo um Parque Natural a fazer de conta...

Francisco Ascensão disse...

Nacional...

Nuno Gomes Oliveira disse...

Totalmente de acordo.