quinta-feira, 31 de março de 2022

Trilhos seculares - Ao Alto do Borrageiro

 


A caminhada até ao Alto do Borrageiro, Serra do Gerês, é uma boa opção para um percurso para uma manhã e para quem queira ter uma boa experiência de montanha sem percorrer grandes distâncias.

Saindo da Portela de Leonte e tomando o velho carreiro da vezeira que segue a Este, vamos subir até ao Prado do Vidoal passando pela Chã de Carvalho. No Vidoal, seguimos na direcção da grande mariola e o Outeiro Moço onde se segue um carreiro que nos leva ao Colo da Preza que nos permite uma magnífica paisagem sobre o Vale de Teixeira.

Na Preza, vamos continuar a subir para Este seguindo as mariolas que nos marcam o caminho para a Chã da Fonte e daqui até perto da Fonte da Borrageirinha. Esta indica-nos o caminho a seguir para quem quiser visitar o Arco do Borrageiro, uma formação granítica peculiar que nos mostra a forma como as rochas se moldam com o efeito dos agentes erosivos.

Um pouco antes do Arco do Borrageiro encontramos novas mariolas que nos levarão ao Alto do Borrageiro com o seu decrépito marco geodésico e a velha antena de comunicações.






















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: