sexta-feira, 4 de setembro de 2020

Trilhos PNPG - Trilho dos Poços Verdes de Sobroso e Poço do Teixo


O Trilho dos Poços Verdes do Sobroso (PR9 MTR) é um percurso de pequena rota circular que nos leva desde a pequena aldeia de Xertelo até à sequência de poços que existem no Rio Cabril e que são conhecidos como Poços de Sobroso.

Iniciando em Xertelo, o percurso segue pelo Cubo de Baixo (passando por um típico moinho de cubo vertical) permitindo uma bela paisagem sobre o vale de Cabril e da Surreira do Meio-dia. Seguindo a levada, seguimos pela encosta de Xertelo e Alto do Facho até chegar ao estradão no bordo do Rio Laboreiro. Atravessando a ponte para a Bela do Laboreiro, o percurso vai então descer para passar pela mini-hídrica onde inicia o regresso. Neste ponto, fez-se um desvio para a Laje dos Infernos e Poço do Teixo, passando depois pelo Curral de Sobroso e seu forno alagado.

Depois de atravessar o ribeiro no fundo da Corga de Pena Calva, retomou-se o percurso de pequena rota e seguiu-se para o Peito do Galo e Corga das Quebradas, atravessando a Corga de Virtelo. O percurso atravessa o Rio Cabril no Porto Novo junto do Poio das Cabras, iniciando depois a subida para Xertelo e passando junto do fojo do lobo.

Uma nota de importante referência é o facto de este percurso não ser totalmente aconselhado no Inverno ou logo após dias de chuva devido à necessidade de se atravessar a mini-hídrica (que pode ser compensada com a passagem na ponte da Laje dos Infernos) e de se atravessar o Rio Cabril em Porto Novo.

Ficam algumas fotografias do dia...  




































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: