terça-feira, 15 de setembro de 2020

Outros trilhos - Trilho dos Moinhos de Sta. Isabel (parcial)


Recorrido parcial do Trilho dos Moinhos de Sta. Isabel (PR12 TBR). O percurso "percorre as aldeias de Campos Abades, Rebordochão, Seara, Ventozelo e Alecrimes, permitindo a visita aos 28 moinhos de rodízio que se encontram dispersos pelas chãs e pelos ribeiros da Ponte e de Rebordochão."

O traçado permite visitar "um património rural típico das aldeias de montanha, preservado num ambiente acolhedor de onde sobressai uma harmonia natural e perfeita que distingue esta paisagem das demais existentes na região."

Fazendo parte do conjunto de percursos da Senda de Miguel Torga, o Trilho dos Moinhos de Sta. Isabel tem como objectivo "percorrer as estruturas que são parte integrante do ciclo do pão: os moinhos-de-água, os espigueiros, as sequeiras e eiras, os socalcos de milho e centeio e o sistema de rega tradicional."

Ao percurso acrescem "ainda, as manchas de carvalhos, os ribeiros e as levadas, cravadas numa paisagem serrana e campestre que atribui ao trilho um valor rural de excelência."

O prospecto do percurso pode ser obtido aqui. O traçado do percurso em gpx pode ser obtido aqui (atenção que existe uma diferença entre as marcações no terreno e o traçado em gpx).

Algumas fotografias do dia...

































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: