terça-feira, 8 de setembro de 2020

Paisagens da Peneda-Gerês (DCXCVI) - Tor


É uma característica da paisagem do Parque Nacional da Peneda-Gerês que por vezes nos chama a atenção, mas que na maior parte não sabemos a sua origem: tor na Encosta de Curuto (?) descendo do Curral da Carvalha das Éguas, Serra do Gerês.

Termo de origem Celta, o 'Tor' designa um bloco isolado de rocha muito diaclasada, habitualmente granito mas por vezes também xisto, arenito e outros, formando uma massa acastelada que se ergue proeminentemente acima da superfície geral de um planalto ou superfície.

A sua formação ocorre a partir de afloramentos rochosos, os quais foram posteriormente sujeitos a intensa erosão mecânica e química, provocada por fenómenos geomorfológicos diversos e fortemente variáveis em tipo e duração e de acordo com as condicionantes climáticas de cada região.

Os Tors podem apresentar-se sob a forma de monolitos, mas também de pilhas de rochas muitas vezes dispostas em forma de avenida. Cada uma destas pilhas pode incluir vários níveis, os quais se podem separar e ficar equilibrados uns sobre os outros, apresentando formas muito características.


Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: