terça-feira, 15 de setembro de 2020

Trilhos PNPG - Percorrer a GR50 entre o Campo do Gerês e Fafião

 


Esta jornada levou-me a percorrer o traçado da Grande Rota da Peneda-Gerês (GR50) entre as aldeias de Campo do Gerês e Fafião com passagem pelas Caldas do Gerês e Ermida.

Exceptuando a subida das Caldas do Gerês para o Curral da Lomba do Vidoeiro, é um percurso relativamente fácil que tira partido de carreiros de montanha, caminhos florestais e de estradões que acabam por constituir a parte menos interessante do percurso.

De assinalar a zona do Espeto, já na descida para o Rio Fafião na etapa Ermida - Fafião, que pode constituir uma zona de difícil e perigosa progressão principalmente em dias húmidos. Algo que deveria ser corrigido ou alterado naquela zona e que melhoraria a segurança daquele troço.

Os traçados das etapas realizadas podem ser vistos aqui: Etapa 12 (Campo do Gerês - Gerês), Etapa 13 (Gerês - Ermida) e Etapa 14 (Ermida - Fafião).

Desta vez optei por dormir em Fafião no magnífico e recentemente inaugurado Hostel Retiro do Gerês que é uma mais valia para quem aceita o desafio de percorrer a GR50.

Ficam algumas imagens do dia...


























Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)


Sem comentários: