domingo, 23 de junho de 2019

Trilhos seculares - O Fojo da Portela da Fairra e o leito de Paradela


Localizado no lugar de Parada do Outeiro, freguesia de Outeiro, concelho de Montalegre, o Trilho do Fojo da Portela da Fairra, promovido pelo Parque Nacional da Peneda-Gerês, é uma pequena rota circular com uma extensão de 6 km e grau de dificuldade baixo.

Não existindo placa de início de percurso, este inicia-se em Parada do Outeiro no largo junto ao canastro que nos permite uma vista parcial sobre a albufeira da Barragem da Paradela. Ao percorrer a povoação podemos apreciar a arquitectura típica das construções destes lugares de montanha, sendo também de interesse o interessante conjunto de fontanários e a Capela da Sra. do Amparo.


Ao abandonar a aldeia, o percurso vai passar por uma ponte e junto ao Casarelhe. Segue por um pequeno caminho de terra batida e passa ao lado do Alto das Picotas, do Alto da Mulher Calça e do Alto do Padreiro, até atingir a base da Portela da Fairra onde está localizado um fojo de cabrita que era utilizado para a captura de lobos. A última captura oficial neste fojo teve lugar em 1917, sendo então capturados dois animais de forma simultânea.

Após o Fojo da Portela da Fairra, o percurso baixa para junto da albufeira da Paradela e segue em direcção a Canda passando pelo Carvalhal de Beredo e de Campesinho, e por uma silha de ursos. Nestes carvalhais predominam o Carvalho Negral (Quercus pyrenaica) e o Carvalho Alvarinho (Quercus robur). Um interessante desvio pode ser feito até à Ponte de Beredo (este desvio prossegue depois para Gafaria e Verdugo) que permite uma paisagem do Vale do Ribeiro de Beredo até Pitões das Júnias. A parte final do trilho dá-nos uma panorâmica interessante sobre a albufeira da Paradela.

É um trilho interessante mas a necessitar de alguma manutenção pois algumas indicações estão danificadas e penso que deveria ser melhorado o percurso no interior de Parada do Outeiro. Essencial a placa de início e fim de percurso.

Em alguma extensão o Trilho do Fojo da Portela da Fairra entronca com a Grande Rota (GR-50) da Peneda-Gerês o que em termos de sinalização de alguns pontos de interesse veio a melhorar a pequena rota.

Ao contrário de outras ocasiões, o objectivo deste dia não era fazer na totalidade o Trilho do Fojo da Portela da Fairra mas sim aproveitar a sua proximidade com a cota superior da albufeira da Barragem da Paradela para encontrar um ponto de descida para o seu leito e assim tirar partido da substancial descida das águas devido às reparações do paredão da barragem, para visitar aquela área que de outra forma não seria possível.

Por entre uma paisagem de extenso areal e sedimentação, pode-se apreciar o Ribeiro de Beredo no seu leito original, além de várias construções e em especial pequeno moinhos. De notável interesse foi a passagem junto ao Penedo da Canda que assinalava o local de passagem entre as duas margens do Ribeiro de Beredo com o caminho, vindo de Outeiro, a enveredar-se depois nas serranias Geresianas ao passar na Gafaria.

Algumas fotografias do dia...










































































Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: