quarta-feira, 19 de junho de 2019

Três razões contundentes para não deixar lixo orgânico na montanha


Este texto é da autoria de Raul Freeman Morales e foi publicado aqui (blogdescalada.com). O texto original pode ser lido aqui. Reproduzo neste blogue com a tradução para língua Portuguesa (pré-AO90).

A maioria dos amantes das actividades outdoor está (ou pelo menos deveria estar) consciente de que nossa passagem pela montanha, ou qualquer outro lugar natural, gera um impacto. Por menor que seja, há um impacto. Por isso é que devemos não deixar rastro. Não somente respeitando os trilhos, mas também a fauna e flora do lugar. Uma maneira prática de mostrar este respeito é trazer de volta todo o lixo que produzimos. Coisas como latas, plásticos e alumínio são lixo que não devemos deixar na montanha. Até mesmo os adesivos que usarmos para uma escalada ou curativo.

Porém, acontece que poucas pessoas possuem esta atitude de recolher o lixo biodegradável. O termo “biodegradável” significa que uma substância pode ser degradada por acção biológica sob condições naturais do meio ambiente. Porém, o problema é quanto tempo este mesmo lixo orgânico demora para desaparecer na natureza. Portanto, é legítima a pergunta: é bom deixar lixo orgânico e biodegradável na montanha?

A resposta a esta pergunta está em três razões contundentes para explicar que é uma má ideia.

Contaminação ambiental

Cada um dos dejectos orgânicos tem um tempo de decomposição diferente e, por isso, para que se possam converter em algo requer condições especiais de humidade, pressão, temperatura e presença biológica ideais para que os resíduos possam ser reutilizados pela natureza em forma de humus ou compostagem.

Mas isso não é tudo, mesmo que os resíduos orgânicos como uma casca de banana, ou restos de uma maçã, se decomponham mais rápido do que uma lata de refrigerante, também causam impacto no meio ambiente. Seria purismo? Não, apenas uma constatação cientifica.


Como? Estes compostos orgânicos acabam mudando o estado do solo. Ou seja, cada espécie de planta cresce em determinado solo (por seus nutrientes e condições de humidade). Por exemplo, as orquídeas nascem no solo sem nutrientes. Ao deitar resíduos biodegradáveis ​​no solo, alteramos tanto o PH e o nível de nutrientes. Desta maneira impactando a taxa de crescimento dessa planta.

Além disso, restos de comida, cascas de frutas também têm efeitos poluentes no ar quando apodrecem ou se decompõem. Sim, algumas vezes o mau cheiro em alguns lugares é por causa da decomposição de matéria orgânica deixada por alguém que foi à montanha. Além do mau cheiro, libertam gases que, mesmo em pouca quantidade, obviamente afectam a fauna e flora do ecossistema.

Em relação às fezes humanas, há mais de 100 bactérias, protozoários e vírus, podendo causar e espalhar doenças noutros animais. Por isso é importante enterrar profundamente e guardar o papel higiénico num saco plástico para o deitar fora num local adequado.

Modifica o estado natural do ambiente silvestre

Ao atirar ou abandonar o lixo orgânico na montanha, outros animais irão se alimentar desses resíduos. Pode parecer algo sem importância, mas tem um efeito nefasto. Um dos impactos que isso gera é que a vida selvagem perde seu status de selvagem (independente), afectando o seu comportamento natural.


Alterando a naturalidade das coisas cria um desequilíbrio na cadeia alimentar de vários animais, favorecendo as espécies que tendem a comer “o que for” (como a raposa, por exemplo), em relação a outros animais que são mais selectivos (como a lebre, por exemplo). Assim, acaba aumentando a presença e a vantagem competitiva do primeiro em relação ao segundo, produzindo uma superpopulação de alguns animais em relação a outros.

Este desequilíbrio e alteração da natureza interrompe o ciclo migratório de certas espécies, como as aves, que não seguem o seu caminho com a mudança de estação para encontrar alimento suficiente para sobreviver no mesmo local. Portanto, é importante não enterrar ou deixar comida ou outro alimento na montanha.

Contaminação visual

Se cada um daqueles que visitam uma área de escalada, trilho, miradouro ou montanha, deixar cascas de laranja, banana ou papel, o local torna-se uma lixeira. Sim, os resíduos tendem a se desintegrar, mas desintegram-se a uma determinada velocidade, a qual depende da quantidade. Se cada vez alguém deixar algo por ali, o tempo de decomposição será maior do que a quantidade de lixo abandonado. O resultado disso é que o lugar vai ser a coisa mais próxima de uma lixeira.


Por causa disso é necessário voltar ao assunto do papel higiénico. Todos aqueles que frequentaram uma montanha, notaram que os visitantes geralmente escolhem os mesmos lugares para fazer as suas necessidades biológicas. Como é que percebemos isso? Bem, porque esses lugares estão cheios de papel higiénico espalhado em todos os lugares. Sim, o papel higiénico é biodegradável, no entanto, a sua presença faz o lugar parecer um mictório público abandonado.

O papel higiénico deve voltar para casa. A melhor maneira de fazer isso é usar um saco plástico para o recolher. Além disso, na maioria dos lugares, o enterro de fezes humanas é o método mais eficaz para alcançar uma decomposição adequada.

Imagens: blogdescalada.com

Sem comentários: