domingo, 2 de junho de 2019

ICNF/PNPG iniciam cobrança da taxa de acesso à Mata de Albergaria


O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (e o Parque Nacional da Peneda-Gerês) iniciaram a cobrança da taxa de acesso à Mata de Albergaria, Serra do Gerês.

Os percursos que são cobrados percorrem a Estrada Nacional EN 308-1 entre a Portela de Leonte e a Portela do Homem e o troço da Geira Romana entre a Bouça da Mó e a Albergaria.

Tal como é habitual, estes percursos encontram-se com o pavimento em mau estado, tendo sido recentemente iniciadas obras de requalificação nestes percursos que certamente se irão prolongar pelos próximos meses. 

De recordar que o período de cobrança da taxa de acesso à Mata de Albergaria processa-se entre 1 de Junho e 30 de Setembro conforme previsto pela Portaria n.º 31/2007, de 8 de Janeiro.

A mesma portaria refere, no seu Ponto 4º, que "A taxa de acesso constitui receita própria do Instituto da Conservação da Natureza, devendo ser afecta a acções de gestão e conservação da biodiversidade na Mata de Albergaria." No entanto, a realidade mostra que desde 2007 nenhum fundo proveniente desta cobrança foi aplicado na Mata de Albergaria, tendo sido encaminhada para os serviços centrais do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, desconhecendo-se o seu destino ou fim.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

1 comentário:

Manuel Machado disse...

Boa noite, os residentes de Terras de Bouro também pagam?