terça-feira, 25 de junho de 2019

Envio de email à GNR a questionar sobre o porquê da não inclusão das equipas do GIPS nas operações de socorro


Recentemente, o António Araújo enviou um correio electrónico ao Comando Operacional da Guarda Nacional Republicana a expressar a sua preocupação pelas recentes notícias que referem a ausência do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) das equipas de resgate para turistas ou para socorrer os feridos nas serranias do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

O email enviado foi o seguinte...

"Os caminheiros e montanhistas, tanto portugueses como estrangeiros, estão preocupados com esta situação.
Não se entende
O GIPS é a equipa mais preparada para estas missões.
Em Rappel, Slide, manobras de cordas e preparação física.
Em meios e eficácia
Capacidade de resposta e conhecimento do terreno.
O GIPS conhece os trilhos, os bombeiros não.
Quem vai ser o responsável pelas situações de socorro no futuro.
Será que isto será o princípio do fim desta equipa.

Cumprimentos
Xxxxx"

É minha opinião que todos os quer percorrem as montanhas do Parque Nacional deveriam estar preocupados com esta decisão por parte da tutela e que deveriam mostrar o seu descontentamento enviando a sua opinião para o endereço de correio electrónico CO@gnr.pt.

O email que enviei foi o seguinte...

"Ex.mos Senhores,

Sendo um praticante usual de actividades de montanha e tendo acompanhado nos últimos anos o desenvolvimento e as acções no terreno do Grupo de Intervenção de Protecção e Socorro (GIPS) da Guarda Nacional Republicana, é com enorme preocupação que tomei conhecimento das recentes notícias que dão conta do afastamento do GIPS e das suas equipas de resgate das acções de socorro no Parque Nacional da Peneda-Gerês, estando estas forças apenas focadas nos incêndios.

Esta é uma decisão que me faz sentir inseguro no decorrer das actividades que pratico no nosso único Parque Nacional e penso ser um desperdício de recursos por parte da tutela.

Assim, venho por este meio pedir um esclarecimento sobre esta questão e solicitar que tal decisão seja revertida, tornando as assim as serranias do Parque Nacional mais seguras.

Com os melhores cumprimentos,"

Sem comentários: