sexta-feira, 4 de abril de 2025

Baixos-relevos na aldeia de Campo do Gerês

 


Os baixos-relevos ajudam-nos a contar a História de muitas coisas, sejam as casas, as fontes, os monumentos, os canastros (espigueiros), etc.

Uma pequena volta pela aldeia de Campo do Gerês, Terras de Bouro, mostra-nos um universo de História. Sabemos que a sua fundação é antiga, podendo ser datada do período romano, mas as datas que encontramos em muitas fachadas, levam-nos a um período mais «recente».

Sem ter em atenção os marcos miliários presentes nas proximidades e na própria aldeia, bem como os baixos-relevos na Igreja de S. João do Campo (ver aqui), encontramos vários exemplos localizados no centro da aldeia.

Os baixos-relevos identificados dividem-se pelas fontes, à entrada de várias edificações (fachadas) e, principalmente, na decoração dos canastros.

A data mais antiga encontrada remonta a 1720, sendo a mais recente de 1966.

Os baixos-relevos nas fontes

Existem várias fontes na aldeia e as imagens seguintes mostram a Fonte da Igreja (1966), Fonte da Portela (1936), Fonte do Tanque (1780) e a Fonte do Carvalhal (1936).





Os baixos-relevos nas entradas de edificações








As datas em baixos-relevo na Igreja de S. João do Campo


Os baixos-relevos nos canastros

Nos canastros encontramos vários tipos de baixos-relevo, sendo estes mais elaborados (desenhos decorativos) ou mais simples (datas).












Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: