A minha primeira incursão nos trilhos de Macedo de Cavaleiros, a 'Rota da Ribeira da Burga'.
O PR22 'Rota da Ribeira da Burga' desenha-se na freguesia de Burga e apesar da sua reduzida dimensão, a Burga tem um interessante património construído presente ao longo do percurso, evidenciando-se fontes, fontanários, tanques comunitários, levadas, alminhas e a igreja matriz.
Para além do património construído existente, esta rota é dotada de características rurais, onde a pastorícia e a agricultura são as actividades económicas com predominância. Associado aos aspectos referidos, sublinha-se a beleza da paisagem e a riqueza da sua biodiversidade patentes nesta rota.
Ao longo da rota poderemos vamo-nos deparar com vários exemplares da flora, tais como a azinheira, o sobreiro, o rosmaninho, entre outras, e da fauna como o mocho-galego, a águia-de-asa-redonda e o javali, entre outras espécies.
Ao atingir altitudes mais elevadas, é possível usufruir de belíssimas panorâmicas da floresta, das encostas e linhas de água, sobre o colorido dos campos, onde sobressaem plantações de olival, hortas de subsistência, terreno agrícola em pousio, etc.
(Texto adaptado do folheto do percurso)
(Texto adaptado do folheto do percurso)
Sem comentários:
Enviar um comentário