sexta-feira, 21 de outubro de 2016

Alguém faz alguma coisa por mim?


Durante quatro meses o Instituto da Conservação da Natureza (ICNF) através do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) fizeram a cobrança de uma taxa de acesso à Mata de Albergaria. Esta taxa permitia que os veículos automóveis pudessem circular na Estrada Nacional EN308-1, ou melhor, pudessem fazer uma gincana num ambiente natural numa estrada por entre os buracos que por ali mitigam há já vários anos!

A verdade, é que ninguém resolve o problema e o problema, esse, não é de quem lá passa e não volta mais (sim, os mesmos pelos quais se abatem árvores protegidas). O problema é de quem lá vive e que utiliza aquela estrada frequentemente.

Há uns anos atrás dizia-se que a manutenção daquela via estaria a cargo da Câmara Municipal de Terras de Bouro. Outros, dizem que a manutenção é da responsabilidade do ICNF através do PNPG. A realidade, é que a situação daquela estrada que atravessa o pulmão do nosso único Parque Nacional (é incrível como ainda o é!), permanece um limbo, numa região cinzenta naquele eterno jogo do empurra!

O ICNF/PNPG arrecada dezenas de milhares de euros desde 2007 supostamente para a preservação da Mata de Albergaria. É expectável que esse dinheiro não seja gasto em asfalto. Porém, os mais recentes trabalhos de preservação de parte da mata, foram realizados em 2014/2015 e em parte financiados pela Comunidade Europeia. Às questões colocadas sobre o destino dado ao dinheiro arrecadado entre 2007 e 2014, nunca houve uma resposta por parte do ICNF! No mínimo vergonhoso!

Estamos no Outono, virá o Inverno. Virão as chuvas, virá a neve e o gelo, e a estrada vai-se degradando e os buracos irão continuar a reinar, a proporcionar um divertimento de gincanas para os mais atrevidos. No fundo, só falta mesmo isso para a Maravilha da Natureza em Portugal.

Fotografias de 21 de Outubro de 2016.















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: