quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Biblioteca Aberta de Pitões: um sucesso de proporções épicas


Mesmo sabendo que existem livros a caminho de Pitões das Júnias e que existem grupos organizados com actividades previstas que incluem a entrega de livros para a Biblioteca Aberta, pedimos que se suspenda o envio de mais livros para Pitões das Júnias e faço um apelo que sejam criadas iniciativas semelhantes nas quais outras aldeias possam ter a sua Biblioteca Aberta!

Quando teve início a iniciativa 'Um Livro Para Pitões' não se conseguia antever a adesão que esta iniciativa teria no público em geral.

Desde o início traçou-se um objectivo primordial que seria o de dar a Pitões das Júnias os livros necessários para que a sua Biblioteca Aberta fosse uma realidade. Assim, o miolo da Biblioteca seria conseguido até 24 de Dezembro de 2016.

A verdade é que a adesão à iniciativa foi avassaladora e no espaço de poucas semanas, o número mágico de 1.000 livros foi ultrapassado e as palavras da Kátia Pereira expressam bem o resultado desta iniciativa nas gentes de Pitões, "Não temos palavras que expressem a nossa gratidão e sentimentos por todas as lindas doações... Pedíamos agora que as prendas parassem de chegar pois precisamos organizar o espaço e os livros para perceber se temos onde os colocar! Neste momento perdemos as contas mas pensamos que já ultrapassamos os mil livros. Para sempre o nosso MUITO OBRIGADO! Assim que possam venham a Pitões para conhecer a nossa terra, a nossa gente e o espaço da biblioteca que não é só de Pitões: é de todos para todos de boa vontade. Bem hajam e bem-vindos!"

Esta foi iniciativa bastante simples e na qual todos puderam participar. Pretendeu-se que todos enviassem pelo menos um livro novo ou em bom estado, para a Junta de Freguesia de Pitões das Júnias. Os livros vieram como uma torrente de um rio revolto e de todas as zonas de Portugal e não só (Brasil, Reino Unido, Alemanha, etc.)

Pitões das Júnias já tem o miolo da sua Biblioteca e chegamos a uma altura em que temos de começar a organizar os mais de 1.500 livros que chegaram àquela pequena aldeia.

Assim, e mesmo sabendo que existem livros a caminho de Pitões das Júnias e que existem grupos organizados com actividades previstas que incluem a entrega de livros para a Biblioteca Aberta, pedimos que se suspenda o envio de mais livros para Pitões das Júnias e faço um apelo que sejam criadas iniciativas semelhantes nas quais outras aldeias possam ter a sua Biblioteca Aberta!

A Biblioteca Aberta de Pitões vai agora ser preparada para que todos os seus habitantes e todos os que visitem Pitões das Júnias possam brevemente usufruir daqueles livros!

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

1 comentário:

NobreLuso disse...

E eu, estando a aguardar uma visita a Pitoes programada para este mês, iria entregar várias EnciclopédiaS e largas dezenas de livros!
Que bom terem material para encher 2 ou 3 Bibliotecas.
Vou agora tentar encontrar uma Entidade interessada.