segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Actualização do estado dos percursos pedestres no PNPG


Alguma da informação disponibilizada pelo sítio do Parque Nacional da Peneda-Gerês, encontra-se desactualizada no que diz respeito ao estado dos percursos pedestres dentro daquela área protegida.

Com os fogos florestais que decorreram na área do PNPG, uma série de percursos pedestres viram-se afectados por estas ocorrências. A actualização mais recente feita na lista de percursos pedestres disponibilizada pelo PNPG é de 26 de Agosto de 2016. Após esta data vários foram os percursos afectados por fogos florestais.

Não havendo notícia de trabalhos de manutenção ou de recuperação dos percursos pedestres afectados pelos incêndios e tendo em conta que muitos destes trabalhos (a serem realizados) só serão levados a cabo após a Primavera de 2017 e devido à destruição de parte dos equipamentos e da sinalética, recomenda-se que sejam evitados os seguintes percursos pedestres:

- Trilho da Peneda

- Trilho do Curro da Velha

- Trilho da Mistura das Águas

- Trilho do Ramiscal

- Rota Temática dos Peregrinos e Romeiros da Peneda - Rota dos Bicos

- Trilho Interpretativo do Mezio

- Percurso de Grande Rota (Travessia Peneda-Soajo)

- Rota Temática dos Peregrinos e Romeiros da Peneda - Rota do Soajo

- Trilho dos Moinhos de Parada

- Trilho do Penedo do Encanto

- Trilho do Megalitismo de Britelo

- Trilho Interpretativo da Serra Amarela (GR34)

- Grande Rota do Alto Minho (Etapa da Ponte da Barca)

- Trilho de S. Bento

Segundo a ADERE Peneda-Gerês, que possuí informação mais actual sobre o estado dos percursos pedestres, devem ainda ser evitados os seguintes percursos:

- Trilho dos Miradouros

- Trilho Caminho do Pão, Caminhos da Fé

- Trilho das Brandas

- Trilho do Ramil

Deverá haver especial cuidado nos seguintes percursos:

- Trilho da Águia do Sarilhão

- Trilho da Preguiça

- Trilho do Megalitismo do Planalto de Castro Laboreiro

- Trilho de Pitões das Júnias

- Trilho do Rio

- Trilho do Fojo de Fafião

- Trilho Interpretativo de S. Miguel de Entre Ambos-os-Rios

Para além da informação disponível sobre os trilhos pedestres nas Portas do PNPG (Montalegre, Vidoal, Campo do Gerês, Lindoso, Mezio e Lamas de Mouro) e da informação que se pode encontrar na maior parte do início dos diferentes percurso situados no território do PNPG, as seguintes ligações fornecem as informações necessárias sobre os percursos pedestres existentes no nosso Parque Nacional...


A ADERE PNPG disponibiliza ainda uma folha na qual se pode fazer a crítica, dar sugestões ou apontar falhas na rede de percursos pedestres sinalizados no PNPG: aqui.

A Câmara Municipal de Terras de Bouro disponibiliza um sítio com informações sobre os seus percursos pedestres aqui.

Informação sobre o Trilho da Serra Amarela.

Tal como a ADERE PNPG, a ARDAL fornece informações sobre os percursos: Percurso Pedestre GlaciarPercurso Pedestre Ramil e Percurso Pedestre Urzal.

Finalmente, o PNPG, que muitas vezes é apontado como sonegar ou esconder a informação sobre os locais a visitar e sobre os percursos pedestres disponíveis, tem a seguinte informação para quem quiser ver:




Ao contrário do que existe em muitas áreas protegidas no estrangeiro, muita desta informação pode ainda ser encontrada em papel.

Fotografia © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

1 comentário:

Cunha disse...

Muito bom post!

Parabéns!