terça-feira, 24 de maio de 2016

Haverá uma mitologia Geresiana?


Um dos meus passatempos favoritos no que diz respeito à Serra do Gerês, é o de tentar compreender toda a dinâmica que moldou aquele território ao longos dos últimos milhares de anos.

Caminhar pelas serranias geresianas é caminhar no passado e na História dos locais por onde se passa. Sendo uma montanha de pequenas dimensões, esta dinâmica poder-se-á alargar a outros territórios do Norte de Portugal. Porém, sendo uma montanha pequena o seu acesso foi extremamente difícil até à cerca de 100 anos atrás no que diz respeito às zonas termais das Caldas do Gerês. Assim, muitos núcleos populacionais ficaram isolados até uma época bem «recente».

Ao visitar diversas regiões de Espanha que estão relativamente próximas do nosso país (Galiza, Astúrias, Leão, etc.), não me deixo de surpreender pela mitologia associada às histórias que moldam os contos populares daqueles lugares. Assim, é legítima a pergunta "Haverá uma mitologia Geresiana?"

Se na Galiza temos o 'Apalpador', o 'Diaño', o 'Nubeiro' ou o 'Trasgo' e nas Astúrias temos o 'Sumiciu', o 'Diaño Burlon', o 'Trasgu' ou as 'Xanas', será que nas terras do Norte de Portugal, e mais precisamente nas comunidades mais reconditas do Gerês ou da Peneda, existiriam personagens mitológicas semelhantes?


Sabemos que as lendas dos lobisomens seriam famosas em Brufe, aldeia da Serra Amarela, e sobre as quais já referi em Recordando 'Brufe e as lendas dos lobisomens'. No entanto, muitas destas histórias e lendas advêm da influência do Catolicismo sobre os povos serranos.

De facto, parece-me que a influência da Igreja Católica nestes povos terá sido muito mais intensa do que a que poderá ter ocorrido com os povos Galegos ou Asturianos, pois só assim se poderá explicar a total ausência destas personagens mitológicas da cultura popular do Gerês ou das montanhas do Norte de Portugal.

Sei que teremos o 'Homem do Saco', o 'Papão', as bruxas, etc. Mas, haverá uma mitologia Geresiana?

Nota: Como é óbvio, as fotografias ilustrativas desta publicação não se referem a figuras existentes na Serra do Gerês, fazendo parte de um conjunto mais alargado de figuras que estão incluídas no denominado 'Camín Encantáu' em Llanes, Astúrias.

Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: