quarta-feira, 18 de maio de 2016

Desafio para 2016 (X) - Porta do PNPG em Lamas de Mouro


Aqui lancei o desafio para o ano de 2016: visitar os 44 pontos de interesse existentes na Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés (Projecto VALOR GERÊS-XURÉS).

A Porta de Lamas de Mouro é uma estrutura do Município de Melgaço, vocacionada para a recepção, recreio e informação dos visitantes do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

Inaugurada em Maio de 2004, esta foi a primeira das cinco “Portas” previstas para o PNPG.



Correspondente a uma área com cerca de 10 hectares, esta Porta, cujo tema é a "Ordenamento do território", é composta por três edifícios construídos e diversos espaços ao ar livre.

A Recepção é um espaço especializado para informação genérica e específica sobre o PNPG, com exposição permanente sobre o contexto histórico-geográfico desta área protegida, os seus principais valores naturais e culturais, o Projecto “Portas” e, em especial, os percursos pedestres.
Destaque para o quiosque multimédia, disponível ao público, com informações sobre o Parque Nacional.

O edifico da recepção dispõe ainda de uma cafetaria e de um auditório, ideal para o acolhimento de grupos organizados e para a realização de eventos como seminários, colóquios e palestras, e para a projecção de filmes promocionais e/ou educativos. O auditório tem capacidade para 80 pessoas e está equipado para projecção multimédia.




A Oficina Temática é um espaço dedicado à concepção e realização de actividades lúdico-pedagógicas, com salas equipadas para o desenvolvimento de oficinas nas áreas de pintura, desenho, reutilização de materiais, assim como para projecções multimédia de cariz educativo.

Está patente ao público, neste espaço, a exposição permanente subordinada ao tema “Ordenamento do Território”, onde se promovem as especificidades naturais e culturais do território de Melgaço, com especial incidência para a história, organização e ocupação dos solos na emblemática freguesia de Castro Laboreiro. Para este efeito dispomos de uma inovadora maqueta 3D – a primeira do género em Portugal - representando o nosso concelho e sua envolvente, com um sistema de projecção de informação georeferenciável.




A Porta de Lamas de Mouro dispõe de uma ampla área de lazer, enquadrada num ambiente natural paradisíaco (destacando-se a diversidade florística), com diversos espaços de recreio, repouso, banho e merendas, e um conjunto de infra-estruturas e equipamentos de apoio (sanitários/balneários, parque de merendas, parque de campismo, etc).

A Porta de Lamas de Mouro pela multifuncionalidade dos seus espaços, equipamentos e recursos, bem como pela diversidade de temas que a área envolvente nos permite interpretar (Biologia, Geografia, Geologia, História, Turismo, etc) pela sua riqueza natural e cultural, possibilita a concepção de programas ajustados a diversos sectores de mercado (escolas, universidades, excursões, empresas, associações e clubes, escuteiros, etc).

Informação: Câmara Municipal de Melgaço





Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: