terça-feira, 24 de maio de 2016

Desafio para 2016 (XI) - Mata de Albergaria


Aqui lancei o desafio para o ano de 2016: visitar os 44 pontos de interesse existentes na Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés (Projecto VALOR GERÊS-XURÉS).

A Mata de Albergaria é o n.º 13 neste desafio.

A Mata de Albergaria talvez seja uma das principais razões de ser do Parque Nacional da Peneda-Gerês.

A Mata de Albergaria é um dos mais importantes bosques do Parque Nacional da PenedaGerês (PNPG), constituída predominantemente por um carvalhal secular que inclui espécies características da fauna e da flora geresianas. Guarda também um troço da Via Romana - Geira - com as ruínas das suas pontes e um significativo conjunto de marcos miliários.


A baixa presença humana nesta mata não rompeu, até há poucos anos, o frágil equilíbrio do seu ecossistema, cuja riqueza e variedade contribuíram para a sua classificação pelo Conselho da Europa, como uma das Reservas Biogenéticas do Continente Europeu. É também, nos termos do Plano de Ordenamento do Parque, classificada como Zona de Protecção Parcial da Área de Ambiente Natural.

Entretanto, o peso humano tornou-se excessivo, em particular nos meses de Verão, e a regeneração dos componentes naturais passou a fazer-se mais lentamente, sendo já visíveis os seus efeitos nocivos.


O Parque Nacional da Peneda-Gerês tem por missão assegurar a preservação desses valores patrimoniais. Para isso, e por consenso estabelecido entre o PNPG e as entidades locais - Câmara Municipal de Terras de Bouro e Juntas de Freguesia de Rio Caldo, Vilar da Veiga, S. João do Campo e Covide -, o Ayuntamento de Lobios e o Parque Natural Baixa Limia-Serra do Xurés, foi decidido aplicar um conjunto de normas, com as quais se procura criar alternativas à utilização do trânsito motorizado, através de novas formas de visita àquele espaço.

















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

1 comentário:

jorge lopes disse...

Bonito carvalhal. Existem vários núcleos de carvalhais, nas fraldas da serra do gêres, que estão a ser atacados por uma praga que lhe está a tirar a beleza toda. Espere-mos que este não seja atacado.