quarta-feira, 11 de maio de 2016

Desafio para 2016 (VIII) - Santuário da Nª. Sra. da Peneda


Aqui lancei o desafio para o ano de 2016: visitar os 44 pontos de interesse existentes na Reserva da Biosfera Transfronteiriça Gerês-Xurés (Projecto VALOR GERÊS-XURÉS).

O Santuário da Nª. Sra. da Peneda constitui o Desafio nº 6.

O Santuário da Nª. Sra. da Peneda foi construído entre os finais do século XVIII e o terceiro quartel do século XIX, com a sua igreja a ser terminada em 1875.

No santuário podemos encontrar dois complexos de escadório, estando um localizado imediatamente em frente à igreja e outro, mais comprido, após um largo. O Escadório das Virtudes encontra-se em frente à igreja e é constituído por um conjunto de estátuas representando a Fé, a Esperança, a Caridade e a Glória. Este pequeno escadório é datado de 1854, sendo obra do mestre Francisco Luís Barreiros.

Após um largo triangular onde se situam os antigos dormitórios para os peregrinos (hoje transformados num hotel), o santuário desenvolve-se numa alameda arborizada em escadaria, com cerca de 300 metros e 20 capelas, com cenas da vida de Cristo (Natividade e Paixão). Uma das capelas ostenta uma inscrição que atesta ter ela sido oferecida pelo negus da Etiópia. Ao fundo da alameda, numa praça circular, situa-se um pilar oferecido pela rainha Maria I de Portugal.










Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: