quarta-feira, 11 de maio de 2016

238... Minas dos Carris em dia de chuva


Minas dos Carris, 7 de Maio de 2016

A lonjura do tempo muitas vezes impede-nos de ter a noção da dificuldade da vida noutras tempos, mesmo que estes tempos estejam relativamente próximos a nós na escala temporal da história do nosso país.

Nos nossos dias caminhamos com as nossas botas impermeáveis e tecidos transpiráveis, mas que nos mantêm confortáveis. Assim, torna-se relativamente fácil suportar os rigores das nossas «pequenas» montanhas que nos surpreendem com verdadeiros dias de invernia na Primavera. É nestas alturas que, por entre as ruínas das Minas dos Carris e batidos pela ventania, nos pomos a imaginar a forma como naqueles tempos se suportava os rigores do Inverno.

As paredes desnudas de rocha crua não fazem jus aos dias passados no interior da mina, às longas jornadas pela serrania arrebatada pelas neves ou às noites frias nas quais até o bafo se tornava gélido no rosto da companheira de ocasião.

Podemos fazer um apelo à imaginação, apelo esse que nos ajuda a suportar um pouco o suor que se arrefece na pele ou a segurar com mais força o copo com aquele café acabado de fazer. Mesmo o bolo de aniversário foi um pequeno luxo que muitos não tiveram nos idos dos 40 ou 50 do século passado.

Quantas subidas aos Carris? Menos do que a próxima, meus amigos...















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: