domingo, 4 de agosto de 2013

Um enorme «passo em frente»




O município de Terras de Bouro está de parabéns pela digna postura do Sr. Presidente da Câmara de Terras de Bouro, Dr. Joaquim Cracel Viana. Ele que também é contra esta prática de tauromaquia, apesar ter aprovado e dado continuidade nas festas concelhias nos anos de 2010 e 2012.

Mas, este ano 2013, mesmo já a tendo aprovado e estar contemplada no programa inicial, analisou, e quase a uma semana da sua realização, tomou a decisão certa, com coerência e bom senso. Anulou o espectáculo que não tinha qualquer tradição em Terras de Bouro, substituindo-o por uma "Tarde Quinhentista" relativa às comemorações dos «500 anos do foral, dado pelo rei D. Manuel I, que concedeu a Carta de Foral a Terras de Bouro, a 20 de Outubro de 1514, reconhecendo a importância destes povos e desta região.» Uma efeméride digna de comemorações anuais nas festas concelhias.

Assim, «Terras de Bouro libertou-se da "vaca das cordas" para dar lugar a um programa Medieval Cultural e Recreativo»,

Mesmo contando com as muitas censuras e pressões dos poucos aficionados, manteve a sua posição pela alteração que para além de não ser possível conseguir fazer "seguro", o município de Terras de Bouro tem outros e fortes motivos para reprovar e não querer dar continuidade;

- Sim, libertou "a vaca das cordas e das atrocidades dos aficionados" dando lugar a um programa Cultural e alusivo ao município, com os animais em liberdade...

- Anulou algo sem qualquer tradição nem sentido em Terras de Bouro, e que estava a denegrir a imagem do Município e a honra dos Terrabourenses. Porque o significado dessa prática, para além dos maus tratos aos animais é maquiavélico, um sacrilégio e uma blasfémia dos Cristãos para molestar as divindades e cultos Pagãos, praticas do município de Ponte de Lima que certamente muitos dos actuais munícipes aficionados desconhecem a sua origem e significado!

- Os Terra-bourenses é um povo de origem e tradição Celta e Romana, também com culto religioso e nunca molestaram as divindades pagãs que ainda preservam e estão bem narradas nos nossos contos, lendas, tradições e cultura de um povo.

- Os Terra-bourenses são um povo integro que convive em conformidade com a Natureza e preservam os Animais em liberdade no PNPG e por todo o município.

Por isso, já foi um erro ao ser introduzido sem ser bem analisado e não fazia qualquer sentido aprovar e dar continuidade.

Todos os Terra-bourenses, simpatizantes da terra, todas as comunidades anti-touradas, protectores e amigos dos Animais, que se manifestaram contra, concordam plenamente com a alternativa, congratulando e apoiando o Sr. Presidente Joaquim Cracel Viana, pela decisão tomada.

Também a ler este texto.

Imagem: Arco de Almedina

Sem comentários: