domingo, 18 de agosto de 2013

Mina de Arrocela


Já há muito tempo tinha ouvido falar sobre esta mina na Serra do Gerês e curiosamente já tinha passado inúmeras vezes muito perto dos seus restos sem me aperceber da sua localização. Quis o mero acaso (e a escolha de um trilho a metros do habitual) que me apercebesse de um abrigo encostado a uma grande rocha, para segundos depois me deparar com uma extensa área de exploração mineira a céu aberto.

Esta exploração encontra-se na linha das explorações mineiras em Cidadelha e no Cabeço da Cova da Porca (Torrinheira), explorando o mesmo filão volframítico. Também tal como as outras duas, este terá sido uma exploração ilegal realizada pela mesma empresa que explorou nos anos 40 as Minas de Borrageiros.

Sem dúvida uma área muito interessante onde é facilmente reconhecível a orientação sensivelmente Norte / Sul do filão de volfrâmio. Nas imediações encontramos algumas construções toscas de pedra solta que terão servido de abrigo temporário aos mineiros. As suas escombreiras são notoriamente visíveis de Sul para Norte e com alguma paciência são encontradas pequenas amostras de volfrâmio.

A visita ao local implica uma longa caminhada, por isso caso considere procurar conhecer este local aconselha-se uma boa preparação em todos os sentidos.




















Fotografias © Rui C. Barbosa (Todos os direitos reservados)

Sem comentários: