domingo, 25 de agosto de 2013

Sr.a de Numão (Castro Laboreiro)


O santuário da Sr.a de Numão (ou Sr.a de Anemão) está situado no local de um antigo santuário celta numa região mística do Norte de Portugal. O local em si inspira ao silêncio e desperta a imaginação para tempos idos numa altura em que a área era isolada mesmo da aldeia mais próximo.

É sem dúvida um local de merece a visita e o estudo atento das construções lá existentes.



Fotografias: © Rui C. Barbosa

2 comentários:

Maria Joao Morgado disse...

Há uns bons anos atrás, andava eu e o meu marido a passear, e encontramos a capela aberta. Fomos espreitar e deparamo-nos com um grupo de 'senhores da terra' a colocar um altar novo na capela. Um altar em mármore  . O antigo em madeira pintada estava encostado á porta.
Perguntei o que iam fazer com o altar antigo, e qual o meu espanto quando me dizem que o iam deitar fora. “Não – disse-lhes! Se é para deitar fora nós ficamos com ele!”. Imediatamente nos disseram que nos vendiam ( por um preço irrisório! ). Aflitos por pensarmos que o altar ia acabar numa fogueira e não tendo como o transportar, tentamos convencer os senhores a guardar o altar uma semana que no fim de semana seguinte íamos lá busca-lo! Disseram-me que sim, e cumpriram!
Embora tivéssemos salvado o altar de ser destruído, sempre sentimos que não era nosso. Era da Capela do Numão!
Finalmente em Maio 2010, o altar voltou para o seu local original. Graças à ajuda do padre de Castro Laboreiro que fez um optimo trabalho junto dos ‘senhores da terra’ que tinham construído o novo altar de mármore.
Não sei colocar fotografias nos comentários pois teria todo o gosto de lhe mostrar o altar depois de restaurado! Isto porque pelas fotos parece-me que quando tirou estas fotos a capela estava encerrada, certo?

Rui C. Barbosa disse...

Cara Maria João,

Obrigado por esta história. De facto notável a vossa atitude.

Por email envio-lhe o meu correio electrónico se desejar ceder algumas fotografias do altar restaurado.

De facto, a capela estava fechada e não houve a oportunidade de ver o seu interior.