terça-feira, 14 de maio de 2013

Trilhos seculares - À volta do Pé de Cabril e pelos terrenos do Mourinho

Dos cerca de 11 km percorridos, alguns foram especiais pois foi a primeira vez que os percorri apesar de há já muito tempo querer fazer aquela parte da Serra do Gerês. Por outro lado, hoje caminhei por lugares que «agora» têm nome, o que por si só trás outro elan ao caminhar.

Assim, o recorrido começa junto à Casa Florestal da Portela de Leonte, local de saída de excepção para muitas incursões pelos territórios geresianos. Prosseguindo pelo estradão que se inicia por de trás da casa, passamos junto ao monumento a Arthur Loureiro, amante do Gerês. O caminho irá levar-nos pela Corga do Confurco até à Portela do Confurco. Aqui, o caminho bifurca-se em duas direcções: uma seguindo para o Mourinho e Varziela, e outra para o Pé de Cabril. Sendo o meu primeiro objectivo a parte poente do Pé de Cabril, segui então na direcção deste pitão que vai rasgando o céu do Gerês.

A paisagem era soberba com a Serra Amarela em todo o seu esplendor e a Serra do Gerês inundada de luz pelo Sol matinal. Em poucos minutos passava a base do Pé de Cabril e aproveitava para dar uma olhadela ao Arieiro, a varanda sobranceira a Leonte. O caminho iria levar-me então até ao Prado e daqui para a encosta poente do Pé de Cabril. Nesta fase confiamos nas mariolas que nos levam através da encosta que subimos de forma cadenciada. A paisagem vai rodando aos nossos pés e surgem novas perspectivas de lugares familiares. O profundo azul escuro da Barragem de Vilarinho das Furnas esconde a aldeia mártir e cria à distância do olhar um limite perfeito entre as águas e as rochas. Ali, na encosta Sul da Serra Amarela, está um dos objectivos de uma próxima caminhada, o Rio Parrado, que esconde os segredos de outrora por entre corgas, vales fechados e velhas misteriosas pontes...

Passando através de estreitos caminhos sobranceiros à profunda Corga do Sarilhão e atravessando pequenos cursos de água e curiosas cascatas, o caminho levar-me-ia ao Curral de Tirolirão através da Portela do Perro e daqui de novo para a Portela do Confurco onde tomo desta vez o caminho para os terrenos do Mourinho. Não passando pelo Prado Marelo, sigo pelo Cancelo passando ao lado do Penedo Março. O Curral do Mourinho permanece como um dos menos conhecidos e dos mais escondidos da Serra do Gerês com o seu forno típico de pedra e torrão. O carreiro leva-me então a passar a Corga do Mourinho e entra numa cimeira de granito, onde descansaria à sombra de um pequeno pinheiro que me guarda do calor do meio-dia.

Após o repasto, prossigo até atingir o velho Curral de Varziela e daqui iria descer até ao Rio Maceira, regressando pela estrada nacional até à Portela de Leonte.


Fotografias: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: