terça-feira, 7 de maio de 2013

Cabana abrigo na Serra do Gerês (II)


A 7 de Março de 2013 publiquei neste blogue o artigo "Cabana abrigo na Serra do Gerês" no qual perguntava a localização do abrigo pastoril representado na fotografia em cima. A única descrição que tinha referia que o abrigo se encontrava "pouco depois do antigo observatório, no cimo da vertente Norte do Vale do Gerez."

Ora, nesta descrição há algo que não batia certo, pois o Vale do Gerês tendo uma orientação Norte - Sul não tem vertente Norte, somente a vertente Nascente (Este) e Poente (Oeste). No entanto, a primeira parte da descrição levava-nos a apontar para uma localização «acima» da Pereira onde se localizava o antigo observatório (sendo o novo observatório localizado na Pedra Bela).

Estando lançado o desafio, passados dois meses parece que este está resolvido tal como se pode constatar na fotografia comparativa em baixo enviado enviada pelo Paulo Figueiredo e que nos mostra o abrigo pastoril existente em Lamas não muito longe do trajecto do Trilho dos Miradouros. As semelhanças entre os dois abrigos são óbvias apesar de haver uma diferença de cerca de 80 anos entre as duas imagens.

A última fotografia mostra-nos o abrigo visto de um ângulo diferente dos anteriores. 



Fotografia: © Rui C. Barbosa

Fotografia: © Paulo Figueiredo 
Fotografia: © Rui C. Barbosa

Sem comentários: