segunda-feira, 6 de maio de 2013

O "Parque Nacional da Peneda"

Sobre o Parque Nacional da Peneda-Gerês e sobre casos de utilização abusiva da designação "Gerês", já ouvimos e vemos muita coisa. Por ventura, o mesmo se passará com as outras serras que fazem parte do nosso único parque nacional.

Porém, o exemplo da imagem em cima é daqueles dos quais ainda nos consegue surpreender. O anúncio refere um passeio ao 'Parque Nacional da Peneda' com um inesquecível passeio de barco pelo 'Rio Caldo' e uma visita ao santuário de São Bento da Porta Aberta. Tudo por apenas €17,90.

Ora, nem o rio se chama Caldo nem o santuário está no parque nacional que muito menos se chama 'da Peneda'. Isto é simplesmente publicidade mal feita que denegride o turismo não só do PNPG como o turismo nacional.

Por outro lado, a selecção das fotografias é no mínimo desastrosa com a fotografia principal a mostrar tudo menos o que querem vender.

Uma vergonha!

4 comentários:

Alice Lobo disse...

Possivelmente se o titulo designa-se " Gerês " para ti nao seria uma vergonha " tão grande " :). Pois em 2011 surgiu um site a divulgar Terras de Bouro onde divulgavam um vídeo com varias fotos do Concelho de Ponte da Barca, Arcos de Valdevez, Melgaço, Montalegre, da qual fazias parceria, neste momento está desctivado, mas esse video permaneceu por muito tempo. (http://visitageres.com/)
Mas tens toda a razão o organizador do evento foi "pobre" na divulgação.

Cumprimentos

Rui C. Barbosa disse...

Olá Alice, bom olhos a «vejam»! Em relação ao vídeo na página em questão (e da qual faço parceria), peço que preste atenção ao título do vídeo, ele diz 'Peneda-Gerês' e utiliza imagens dos concelhos do PNPG, não diz somente 'Gerês' e utiliza imagens de todos os concelhos do PNPG. São coisas bem distintas.

António Prado Domingos disse...

Recebi o mesmo folheto na minha caixa de correios e apesar de respeitar a sua opinião, parece que está a fazer uma tempestade num copo d´água.
A imagem principal em questão parece ser do conselho de Arcos de Valdevez o qual tenho constância, faz parte da região do PNPG. Quanto ao rio Caldo, meus conhecimentos da geografia nacional dizem que ele nasce no Gerês e que é onde está a Marina de Rio Caldo (local onde se embarca para o passeio de barco)portanto, sim, o rio chama-se Caldo. Quanto ao Santuário, não vejo escrito por nenhuma parte que que este pertença ao parque; uma questão de interpretação. É o mesmo que dizer vou a Lisboa e a seguir ao Porto...ora! Dizendo isso não quero dizer que Lisboa está no Porto. Também e como sempre lí TODO o folheto e vejo uma linha que diz que "as imagens podem ser meramente ilustrativas" avisos e detalhes que de uma maneira ou de outra estão presentes atualmente nos tipos mais diversos de publicidades,sejam elas de carros, frigoríficos ou até mesmo rebuçados. Isso sim, o título do folheto poderia estar melhor estudado. Aproveito para parabenizar o site, continue o bom trabalho.

Rui C. Barbosa disse...

Caro António,

Antes de mais um agradecimento pelas suas palavras sobre o blogue.

Em relação ao folheto em questão... os problemas aqui são vários começando logo pelo 'título' do mesmo, simplesmente não existe um 'Parque Nacional da Peneda'.

Poderíamos ter aqui um discussão pedantica sobre qual o rio em questão, isto é será o Rio Caldo ou o Rio Cávado? A resposta aqui parece-me óbvia, pois sendo o Rio Caldo um afluente do Cávado e tendo em conta que o rio nesta situação desagua na albufeira muito distante do local da marina, não haverá outra dúvida senão dizer que aquele, de facto, é o Rio Cávado. No entanto, o que o texto talvez deveria referir é que o passeio se faz na albufeira da Barragem da Caniçada. O facto de dizer que o passeio é no Rio Caldo é o resultado do erro de assumir que toda a zona se chama 'Rio Caldo' não se referindo ao rio, mas sim ao lugar.

Quanto às imagens meramente ilustrativas leva-nos à situação de termos a utilização em muitos casos de fotografias do Gerês e ilustrar publicidade de Castro Laboreiro ou de Pitões das Júnias a ilustrar as termas do Gerês, ou ainda dos espigueiros do Soajo a ilustrar a Serra do Gerês. São utilizações meramente ilustrativas, mas não deixam de ser erradas e de induzir em erro as pessoas que possivelmente possam comprar o produto.

Quando utilizo uma fotografia da Estrela para ilustrar o Gerês está errado e mais uma vez induz em erro quem simplesmente não conhece nem a Serra da Estrela nem a Serra do Gerês. O problema aqui é a utilização, mais uma vez, de uma imagem fora do PNPG para publicitar um passeio ao 'Parque Nacional da Peneda'. Está mal, está errado e engana quem não conhece, que são as pessoas que se deixam enganar por estes produtos.