terça-feira, 21 de maio de 2013

Currais do PNPG (XXV) - Curral de Teixeira


Talvez o mais conhecido dos currais da Serra do Gerês, o Curral de Teixeira (ou Prado de Teixeira) é um dos postais por excelência e um dos locais mais visitados em todo o parque nacional. O seu aspecto bucólico encravado no vale do Rio Teixeira, faz com que seja um dos preferidos de muitos dos visitantes daquela área protegida.

Curiosamente, no século XIX o Vale de Teixeira foi considerado para a localização de um sanatório alpino devido às suas qualidades únicas em toda a Serra do Gerês.

O curral está localizado a uma altitude de 976 metros a 41º44'27'' N - 8º 07'50'' O.

A origem do nome 'Teixeira' estará relacionada com a existência de uma grande quantidade de teixos no local, que entretanto desapareceram.




Fotografias: © Rui C. Barbosa

4 comentários:

Astralys disse...

agradecemos as informações que pões no teu blog,mas nem no Google maps nem no Bing maps,essas coordenadas de GPS são validas.As do curral Teixeira
Eu não estou a dizer que não sejam validas num GPS a serio,mas poderias publicar no teu blog umas coordenadas aproximadas validas do Google maps,só para ser mais facil para nós.

Rui C. Barbosa disse...

Obrigado pela nota! As coordenada estão agora corrigidas!

Astralys disse...

já agora,para ir até lá é preciso um guia ou o caminho a pé é facil ? independentemente de ser longe ou perto.

Rui C. Barbosa disse...

O caminho é simples e está marcado com mariolas desde o miradouro sobre a Cascata do Arado. A parte inicial tem um ascendente interessante, mas nada que não se faça com um pouco de calma.