quarta-feira, 6 de junho de 2012

A vergonha de Ponte de Lima


Amanhã tem lugar a denominada 'vaca das cordas' em Ponte de Lima, um dos últimos resquícios da tauromaquia no Minho (exceptuando a vergonhosa Barcelos). Curiosamente, hoje li num jornal de Braga qualquer coisa que dizia que o mundo avança e que a sociedade também evolui, mas que era necessário manter o essencial das festas. No Jornal de Notícias, pasquim pró-touradas, dizia que a festa em Ponte de Lima atrai cada vez mais jovens devido à 'vaca das cordas' no que eu entendo ser um texto escrito por um demente tauromáquico a tentar justificar a manutenção do evento.

Durante as festas, um touro é usado para ser abusado durante um dia inteiro. Amarrado à igreja, é banhado com vinho tinto num cerimonial «para dar força» ao animal. Depois é solto e o objectivo é ser perseguido pelas ruas da vila até dar três voltas à igreja sem cair. No fim é recolhido num matadouro e a sua carne posteriormente vendida num talho da vila.

É através destes eventos que a tauromafia se vai infiltrando subrepticiamente em locais onde as touradas não têm tradição pois rapidamente se passa de uma 'vaca das cordas' para uma corrida. Há que estar atento.

Sem comentários: